Luva para limpeza – Quando se fala em limpeza e higienização, as mãos são protagonistas na realização desses serviços. Assim, as mãos dos profissionais das equipes de limpeza profissional precisam estar sempre bem protegidas dos produtos químicos e de acidentes como cortes e lesões.
Para isso, as luvas de limpeza são os equipamentos ideais e básicos de proteção individual. No entanto, o uso da luva durante os serviços de limpeza e higienização ainda gera muitas dúvidas: qual tipo usar? qual o melhor material? é melhor uma luva mais fina ou mais grossa? como usar a luva? qual seria a melhor cor ?
Estas são algumas questões que rondam a rotina dos gestores e responsáveis pela limpeza de um ambiente público ou privado. Pensando em esclarecer essas perguntas e mostrar a importância do uso da luva, de forma correta, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura! Se desejar você pode navegar entre os tópicos a seguir.
O que é a luva de limpeza e para o que serve?
Bem, para começar é preciso saber o que é uma luva de limpeza e para o que ela serve, certo? A luva de limpeza é um item fundamental de segurança que evita acidentes e que protege contra riscos mecânicos, químicos e biológicos.
Por isso, a luva de limpeza pesada faz parte da lista de EPI ‘s (Equipamentos de Proteção Individual), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e sua utilização é obrigatória devido à Norma Regulamentadora 6 (NR6).
Sendo assim, as luvas de limpeza precisam ter o Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual (CA), que garante a comercialização legal do produto e atesta que está dentro das normas exigidas.
As luvas, que devem constar na sua lista de produtos de limpeza, podem ser luvas de diferentes tipos que vão desde luvas para lavar louça até luvas para limpeza pesada.
São itens essenciais e servem para oferecer proteção e garantir saúde e bem-estar aos profissionais de limpeza durante a realização de suas atividades nos mais variados cenários: indústrias, comércios, fábricas, hospitais ou estabelecimentos de saúde, entre outros.
A luva de limpeza atua como uma barreira física que impede o contato direto das mãos com altas e baixas temperaturas, com objetos que podem ferir ou causar lesões e com agentes químicos dos produtos de limpeza que podem causar hipersensibilidade, alergias e infecções dermatológicas.
Ao usar luvas não é preciso lavar as mãos?
De forma objetiva, é preciso sim lavar as mãos. Porém, antes de apresentarmos os tipos de luvas disponíveis no mercado e a utilidade de cada uma, é importante destacar que o uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos com água a sabão e que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso da luva, de acordo com a NR-32, item 32.2.4.3.2.
Vale sempre reforçar que a higienização das mãos é considerada pelos órgãos oficiais de saúde como uma das principais medidas individuais na redução do risco de transmissão doenças.
Quais os tipos de luvas disponíveis no mercado?
Bem, agora vamos aos tipos de luvas disponíveis e mais comuns no mercado, para que você possa fazer a escolha ideal para sua equipe de limpeza. O material do qual é produzida e a finalidade do uso é vão determinar as variedades de luva.
Veja só:
luva cirúrgica (ou luva estéril):
trata-se da luva descartável, feita de borracha natural, de borracha sintética e de misturas de borracha natural e sintética. Este tipo de luva é de uso único, tem formato anatômico, com punhos que são capazes de assegurar ajuste ao braço. São utilizadas em processos cirúrgicos.
luva para procedimentos não-cirúrgicos (ou luva não estéril ou luvas de procedimento):
trata-se de item de proteção feito de borracha natural, de borracha sintética ou de misturas de borracha natural e sintética, e de policloreto de vinila. Luva de uso único em procedimentos não cirúrgicos na área de assistência à saúde.
luvas de alta tensão:
luvas de segurança feitas de composto natural de borracha, usadas para proteção pessoal contra choques elétricos e queimaduras graves. Muito utilizadas nas áreas de manutenção de indústrias e redes elétricas em geral.
luvas de neoprene:
luvas de segurança feitas com borracha sintética, substituindo a borracha natural, muito usadas em indústrias automotivas, químicas, de limpeza e alimentícia. Suas principais características são a resistência a altas e baixas temperaturas, impermeabilidade e facilidade de secagem.
luvas de PVC:
luvas usadas na lavagem de peças em materiais corrosivos, manuseio de ácidos e óleos, na construção civil e na limpeza pesada. Tem boa resistência contra produtos químicos, abrasivos e cortes.
luvas de látex:
são luvas indicadas para evitar a penetração de líquidos. As luvas de látex são maleáveis, confortáveis e usadas, principalmente, nas áreas de higienização e limpeza.
luvas nitrílicas:
são luvas que têm uma versatilidade em razão da resistência a diversos produtos químicos e abrasivos. As luvas nitrílicas também são reutilizáveis e são indicadas para trabalhos na construção civil, indústria moveleira, química e alimentícia e na limpeza pesada.
luvas de malha:
este tipo de luva protege contra agentes abrasivos e que possam causar escoriações e cortes. Elas têm uma grande flexibilidade o que favorece o manuseio de peças e são indicadas para o uso em serviços gerais. São confortáveis e têm boa respirabilidade.
Como escolher a luva de limpeza certa?
Agora que conhecemos os tipos de luva e utilidade de cada um, vamos às dicas de como escolher a melhor luva de limpeza para sua empresa.
A escolha pelo tipo de luva deve ser feita por meio de uma avaliação que considere a natureza dos riscos aos quais a pessoa será exposta; o tipo de atividade a ser executada; a resistência do material, assim como a sua permeabilidade e tempo de rompimento.
No momento da compra, é fundamental observar informações do fabricante em relação à natureza dos componentes da luva e a ficha de segurança do produto.
A escolha da luva de limpeza para os profissionais deve focar na segurança sem que haja, no entanto, desperdício de recursos.
Mas como? Ora, se uma luva com determinadas propriedades é capaz de atender às demandas de proteção e segurança do funcionário, por que mudar e optar por uma luva muito mais grossa? A mudança seria um desperdício de material em tempos que pedem uso consciente e racional.
Por fim, as luvas para limpeza devem ter:
- qualidade de vedação;
- oferecer boa proteção contra a maioria das substâncias cáusticas e detergentes;
- ser fortes e duráveis.
Cores das Luvas e as contaminações
Como nosso artigo tem um foco maior no segmento de limpeza profissional, devemos aproveitar e assegurar a importância do uso de luvas coloridas pelos profissionais da limpeza.
O motivo é conectado diretamente com a saúde dos usuários dos ambientes e dos profissionais, pois ao contrário de luvas coloridas, o uso de única cor não entrega a proteção da contaminação cruzada.
Caso você não esteja familiarizado com o tema, explicamos brevemente. Ao usar sempre a mesma luva e mesma cor, na limpeza de todos ambientes, o profissional a utiliza desde em um vaso sanitário até em uma mesa de escritório. Sendo assim o risco de levar bactérias de um lugar ao outro é imensa.
Entretanto, ao padronizar o uso por cores em ambientes, esse risco fica bastante reduzido. Certamente o treinamento das equipes também contribui para o aumento da segurança quanto a protocolos de limpeza.
Depois de adquirida a luva de segurança ou de limpeza, deve-se ficar atento ao seu prazo de validade, ao tempo de uso e às formas de armazenamento.
Quando usar luvas e quando não usar em tempos de Covid-19?
Antes de encerrar este artigo, vamos falar do uso da luva pelo público em geral, sem entrar em finalidades específicas, como os profissionais de limpeza e saúde.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, durante a pandemia do Coronavírus, para as pessoas em geral, o uso de luvas não é necessário na maioria das situações, no entanto, o instituto recomenda usar luvas descartáveis ao limpar ou cuidar de alguém que está doente.
Veja a seguir as orientações sanitárias para prevenção e cuidado:
- pratique ações preventivas cotidianas, como manter distância social;
- lave as mãos com água e sabonete por 20 segundos (ou usar um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool);
- use máscara quando tiver que ir em público;
- use luvas ao limpar e desinfetar a casa, caso tenha alguém doente;
- lave as mãos depois de remover as luvas.
Luvas de limpeza pesada e luvas de segurança
Nós oferecemos soluções personalizadas em limpeza profissional e possuímos luvas de látex , de PVC e nitrílicas, consideradas muito resistentes e seguras contra agentes químicos e microrganismos.
As luvas de limpeza que priorizamos em nossa linha, consideradas como EPIs, são ainda confortáveis e possuem parte externa antiderrapante na palma e dedos, o que resulta em uma maior aderência em superfícies e utensílios.
São produtos de segurança que seguem as normas regulamentadoras e que vão gerar mais saúde, bem-estar e economia para sua equipe e sua empresa.
Sempre ao lado de seus clientes, a oferecemos ainda treinamentos para equipes de limpeza e na elaboração de relatórios e diagnósticos específicos para otimizar os serviços e os materiais de limpeza nos ambientes institucionais e corporativos.
Conte com a gente!
Referências:
Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência
O post Luva de limpeza: Qual sua importância? apareceu primeiro em Hygibras.