quarta-feira, 30 de março de 2022

Produtos de limpeza concentrados ou pronto uso?

O que são os produtos de limpeza concentrados para diluir?

Os produtos de limpeza concentrados para diluir são produtos químicos que tem o mesmo efeito dos convencionais, porém feitos com foco na economia do cliente por conter uma maior concentração de ingredientes ativos e com efeitos ambientais muito menores, além de usar menos matéria-prima na composição de sua embalagem.

Você sabe qual a diferença entre o produto de limpeza concentrado para diluir e o produto de limpeza pronto uso? É muito importante compreender os pontos positivos e negativos de cada um para realizar escolhas mais assertivas, seguras e eficazes para a higienização da sua empresa.

Os produtos de limpeza concentrados são recomendados principalmente na limpeza profissional, dessa forma são vendidos na maior parte das vezes em frascos pequenos ou médios e têm uma alta taxa de teor de ativos na composição, o que permite diluição em água antes do uso. De maneira diferente, os produtos pronto uso já vêm diluídos, são comercializados em frascos maiores e as vezes até com aplicador.

Os produtos pronto uso são facilmente encontrados nos mercados e são na maioria das vezes indicados para a limpeza doméstica, exceto em algumas aplicações específicas. Entre esses produtos, destaca-se o conhecido multiuso.

Os produtos de limpeza concentrados para diluir, como desinfetantes, desengraxantes e detergentes, são as soluções mais indicadas para uso em hospitais, shoppings e indústrias. Estes produtos de limpeza concentrados são comercializados por lojas e distribuidoras de produtos de limpeza profissional, que oferecem, além dos itens, orientações, treinamentos, suporte e acessórios de limpeza.

Para saber qual a melhor solução de compra para o seu negócio, acompanhe a leitura deste artigo, conheça as vantagens e desvantagens de cada um e decida pelo melhor para sua empresa. Se você, desejar pode navegar também entre os tópicos abaixo: 

O que é produto concentrado?

Produto de limpeza concentrado x produto pronto para uso

Custos

Embalagens

Diluição

Empresas pequenas e casos específicos

Estudo de caso: produtos de limpeza profissional

Produtos concentrados fazem parte do consumo consciente

Entenda melhor o que significa ambientalmente e socialmente

Conclusão

Inovação

Produtos de limpeza concentrados x produto pronto para uso

Produtos de limpeza pronto uso

Produtos pronto uso de limpeza

Custos

  • O conceito mais conhecido sobre esse tema é o “custo em uso”, que se refere aos produtos de limpeza concentrados e são responsáveis por garantir uma economia muito maior por parte das empresas. O custo em uso é uma descrição para um recurso de trabalho (produto) e mostra o custo sendo “dissolvido” conforme o produto é utilizado.
  • Ao se comparar o preço de um produto pronto uso ou até com baixa taxa de diluição com o preço de um produto concentrado ou hiperconcentrado, observa-se um custo muito menor ao usuário que escolhe o produto concentrado. Há cálculos que apontam para uma redução de até 70%.

Embalagens

  • Com a diluição de apenas uma unidade do produto concentrado é possível gerar um grande volume do mesmo. No momento do processo de fabricação já são pensadas em maneiras de reduzir o consumo de energia, o uso de plástico e o gasto com combustível no seu transporte.
  • Em relação as embalagens dos materiais de limpeza concentrados, elas comportam um volume maior de produtos, e por isso podem ser alocados em uma área de armazenamento menor nos depósitos de material de limpeza, conhecidos como DMLs.
  • Já no caso dos produtos pronto uso, há a necessidade de fabricação de um número muito maior para se alcançar uma grande quantidade de conteúdo considerável.
  • As embalagens dos produtos de limpeza concentrados para diluir são geralmente menores e por isso usa-se menos embalagens nos procedimentos de limpeza de uma empresa. Como consequência, o espaço de armazenamento na DML é reduzido.

Diluição 

  • Com a possibilidade da diluição, a empresa pode ajustar a quantidade necessária para realizar a limpeza de acordo com a necessidade de cada momento, ambiente e situação, com mais rapidez e melhor qualidade.
  • Os produtos de limpeza concentrados podem ser diluídos manualmente, mas também há embalagens com um sistema automático, acoplado na tampa, isso permite a diluição correta do produto no simples girar da válvula. Assim, é possível chegar a um nível de sucesso alto na diluição do produto, garantindo economia, praticidade e segurança.
  • Diluidor para produtos concentrados

    Diluidor para todos os produtos de limpeza

  • Ainda assim, a diluição pode ser um desafio para a equipe responsável pela limpeza. O produto pode ficar muito forte e sair muito caro ou ficar muito fraco e não dar conta da limpeza e da eliminação das bactérias. Para evitar esse tipo de problema, há diluidores de produtos concentrados que oferecem maior e melhor controle na dosagem.
  • Sendo assim, o treinamento da equipe de limpeza, a orientação da empresa fornecedora de produtos de limpeza  e as indicações corretas nas embalagens são fundamentais para o uso consciente e correto dos produtos de limpeza concentrados.

Abaixo temos um exemplo de diluição que mostra toda capacidade de rendimento de um produto concentrado para limpeza:

Na “fórmula” 1:200 ou 1 para 200, são termos encontrados em produtos de limpeza para diluir, dos quais destacaremos os significados:

1= significa o litro de produto concentrado para limpeza;

200 = significa a quantidade máxima de produto pronto para uso;

Dessa forma, 1 litro de produto concentrado + 199 litros de água = rende 200 litros de produto pronto para uso.

Vale lembrar que: os produtos prontos uso não tem a necessidade de treinamento ou orientações específicas para diluição, seu foco está apenas no uso imediato.

hygibras Campanha C3 - Programa de Diluidor(751 px × 201 px)

Empresas pequenas e casos específicos

  • Conforme vimos até aqui, os produtos pronto uso têm suas recomendações para casos específicos. Em empresas de pequeno porte, com um número reduzido de colaboradores e um ambiente restrito, por exemplo, os produtos pronto uso podem ser uma saída viável e eficaz. É importante fazer essa avaliação no momento da lista de compras de produtos de limpeza concentrados.
  • Com o apoio de uma distribuidora especializada em produtos de limpeza concentrados, você conseguirá concluir após análise quais as melhores soluções dentro da especificidade de cada ambiente. Existem opções de produtos concentrados com fácil aplicação, por exemplo, que realizam limpeza e desinfecção de superfícies e encaixam perfeitamente para o caso de pequenas empresas.
  • Outros casos importantes, são a limpeza hospitalar e limpeza de cozinhas profissionais. Nesses ambientes, a garantia de uma boa limpeza e higienização são imprescindíveis, por isso, existe a necessidade de fazer uma instalação de centrais de dosagem automática e relatórios frequentes para aferir se a diluição está correta. Existem em determinadas situações nesses ambientes, uma recomendação de produtos pronto uso como por exemplo, quando a qualidade de limpeza possua algum risco em relação a sua eficácia.
  • Homem limpando superfície

    Higienização e desenfeccção de superfície

Estudo de caso:

 Nas rotinas de limpeza e higienização de empresas, indústrias, hospitais, restaurantes, entre outros estabelecimentos, a lista de itens deve ser composta por desinfetantes, detergentes, desengraxantes de uso profissional, entre outros itens. Tanto os produtos de limpeza concentrados quanto os pronto para uso devem ter como finalidade a aplicação profissional e não doméstica.

Um estudo de caso, realizado em uma empresa no interior do estado de São Paulo, apontou redução nas despesas e melhoria de performance, ao realizar a substituição de inúmeros produtos domésticos como multiuso, lustra móveis e detergentes por três produtos de limpeza concentrados.

A ação gerou uma economia de cerca de 30% e uma melhora na produtividade dos processos de limpeza.

Sendo assim, é comprovado que a  escolha por itens profissionais de limpeza garante às empresas mais segurança, garantia e eficacia em seus procedimentos, além de economia.

Produtos de limpeza concentrados fazem parte de um consumo consciente

Escolher produtos de limpeza concentrados e de uso profissional vai muito além de rendimento, economia, praticidade e eficácia. Isso está inserido no âmbito do consumo consciente, que considera os impactos ambientais, sanitários e sociais da produção.

Em uma palestra realizada pelo diretor executivo da Oleak, Ely Fonseca Barros Filho, e patrocinada pela empresa Hygibras, foi abordado o sistema industrial atual, quais são os seus efeitos e quais seriam as ações capazes de minimizar seus danos ao meio ambiente, aos animais, aos seres humanos e ao planeta como um todo.

Os meios de produção em massa, as altas escalas e a facilidade de acesso têm acelerado o consumo. Nos dias de hoje, algo que não funciona mais, é trocado ao invés de consertado. Essa troca leva à dispensa de algo. A ilusão é que jogamos fora e nos livramos daquilo que não serve mais.

Porém não existe o “fora”, tudo esta dentro do planeta terra. Podemos pensar que o lixo doméstico é apenas uma pequena amostra do imenso contingente de resíduos que são despejados, diariamente, pelos mais de 7,8 bilhões de habitantes do mundo.

O consumo consciente desperta o olhar e trata com mais atenção e cuidado o que é realmente necessário: Opções menos agressivas, alternativas que possam reduzir os impactos de lixo produzido, de consumo de energia e água, entre outros fatores.

Um estudo apresentado na ocasião mostrou que é possível uma redução de cerca de 90% no impacto ambiental ao se consumir produtos de limpeza concentrados ao invés dos prontos para uso, como os conhecidos multiusos.

Por isso, a escolha por um produto de limpeza concentrado para diluir vai ao encontro desse consumo responsável. Menos embalagens são produzidas, menos recursos naturais são exigidos e há maior controle sobre a venda, uso e dosagem dos componentes. O equilíbrio das substâncias, a concentração delas e os mecanismos de uso determinam a segurança dos produtos de limpeza concentrados e seus efeitos.

Na palestra, foi explicada a Eutrofização, processo de poluição de rios e lagos, que ficam com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. O efeito é a morte de diversas espécies animais e vegetais, com um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

O exemplo dado foi do fosfato, um composto que, a princípio, não faz mal ao ser humano e é muito bom para as plantas. Ele é um componente importante na composição dos detergentes em pó.

A questão é que o fosfato dos detergentes tem como destino direto os rios e mares. Ao ser despejado em enormes quantidades, o composto leva à proliferação de algas.

O acúmulo de nutrientes dissolvidos na água gera excesso de plantas aquáticas e estas acabam por consumir oxigênio em demasia e gerar CO2 em demasia, comprometendo os níveis de oxigênio da água e causando a morte de peixes e outros animais. Trata-se, assim, de um efeito em cadeia devastador e de enormes proporções.

Sendo assim, o consumo consciente é necessário. Usar menos e com mais responsabilidade, escolher produtos de limpeza concentrados regulamentados e autorizados pelos órgãos responsáveis, como Anvisa, e usar a quantidade mínima, capaz de oferecer o resultado esperado são práticas que devem ser adotadas por empresas atualmente.

Planeta terra em frasco de dosagem de diluição

Planeta terra em frasco de dosagem de diluição

Entenda os impactos ambientais e sociais:

Consumo anual de 1.200 litros de produtos pronto uso em um edifício:

Lixo gerado na produção da embalagem = 101 kg

Consumo anual de produto concentrado, na diluição 1:100, equivalente a 12 litros concentrados, em um edifício:

Lixo gerado na produção da embalagem = 1,0 kg

O resultado obtido em relação a consumo de embalagens, transporte e descarte = cerca de 99%

Conclusão:

Ao optar por um produto concentrado, as vantagens são:

  • redução de matéria-prima na produção de embalagens;
  • menor descarte;
  • economia de combustível no transporte.

Ao utilizar os sistemas automáticos de dosagem, as vantagens são:

  • evita-se a superdosagem de ativos.
  • garante-se a quantidade mínima necessária de ativos.

Inovação: impressora 3D para produtos de limpeza hiperconcentrados

Na busca por alternativas e novos caminhos de consumo, as inovações são sempre bem-vindas. Uma delas é a impressora 3D para produtos de limpeza hiperconcentrados. Com ela, é possível fazer 1 litro de produto hiperconcentrado gerar até 400 litros de produtos de limpeza.

A alta diluição, por meio da impressora, é feita de forma segura. A Hygibras possui os produtos de limpeza concentrados que podem ser utilizados nela e realiza a instalação do equipamento para seus clientes.

Referências:

Palestra Consumo Consciente por Ely Fonseca Barros Filho, da Oleak, realizada no interior de São Paulo.

Anvisa

USP – Universade de São Paulo

O post Produtos de limpeza concentrados ou pronto uso? apareceu primeiro em Hygibras.



terça-feira, 29 de março de 2022

Produtos de limpeza para diluir x pronto uso

Produtos de limpeza para diluir ou de pronto uso, qual devo escolher para a minha empresa?

Você já se perguntou qual o significado das escalas de diluição dos produtos de limpeza para diluir? Quais suas diferenças em relação aos produtos de limpeza de pronto uso? Ou o que os tornam mais vantajosos para empresas?

Essas e mais outras perguntas são respondidas em mais esse episódio do podcast da Hygibras.

Discorremos ainda sobre o compromisso socioambiental envolvido ao escolher por produtos de limpeza concentrados e também sua vantagem econômica para empresas abordando custo-benefício a médio e longo prazo.

Caso queira, você também pode ler sobre o tema em nosso blog de limpeza profissional.

Se você gostou das informações presentes nesse episódio, compartilhe com mais pessoas, nos siga nas plataformas de áudio e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza.

produtos de limpeza para diluir

Até a próxima!

O post Produtos de limpeza para diluir x pronto uso apareceu primeiro em Hygibras.



quinta-feira, 24 de março de 2022

Dicas de como Comprar Lista de Material de Limpeza

Comprar Lista de Material de Limpeza

No artigo de hoje, vamos apontar importantes dicas profissionais valiosas que irão dar uma ótima direção para quem deseja comprar lista de material de limpeza para empresas, comércio e até comprar produtos de limpeza melhores para sua residência. E mais, vamos também falar sobre as principais características de alguns produtos que mostrarão que os materias de limpeza possuem difrentes atributos, especialmente os materiais de limpeza de uso profissional.

Nos dias de hoje, a internet colaborou para que as relações de compras se tornassem processos mais simples, visto que hoje o mundo digital é o maior local de compras e vendas de todos. Nos canais online nós podemos encontrar de tudo, desde vestimentas até artigos para casa e para seus pets.

A vontade de comprar pode se iniciar a partir de uma simples busca no google por algum item e/ou objeto. Depois disso, inúmera opções se dispõem diante do consumidor.

Assim, a missão de saber selecionar e comprar produtos de uma lista de material de limpeza tende a ser, teoricamente, uma tarefa fácil, caso a pessoa já saiba exatamente tudo aquilo que está procurando.

Contudo, quando estamos procurando comprar uma lista de material de limpeza ou apenas um item dela que não seja tão conhecido, essa misão pode ser tornar um pouco mais difícil.

São diversos aspectos diferentes, como: marcas, preços, cores, aromas, nível de espumação, viscosidade, tipo de limpeza, maciez, gramatura e, em muitos casos, ainda existe a desonestidade por parte de algumas empresas que acabam enganando os consumidores com descrições erradas dos materiais de limpeza comercializados por elas.

É por isso que, para facilitar sua decisão, vamos contar hoje algumas das principais diretrizes que nós, aqui da Hygibras, seguimos para selecionar os melhores produtos que devem entrar em sua lista de materiais de limpeza.

A ideia é que, ao compartilhar nossa visão, a maneira como é feito o processo de compra, tende-se a mudar e, como consequência, possibilitar também a você tomar as melhores decisões, quando o assunto for escolher a lista de materiais mais adequada.

Nós da Hygibras já estamos acostumados com o processo de escolha dos produtos de limpeza profissionais, afinal, hoje atendemos mais de 3000 empresas dentro de nossa organização, além de comercializamos um total de 1400 diferentes artigos de limpeza.

“Ao comprar produtos de limpeza de profissional com a Hygibras nós economizamos, além de dinheiro, muito tempo! ”

Vale pontuar que as variáveis que entram no processo de escolha de um produto são inúmeras, o que acaba justificando que a missão da compra de uma lista de materiais seja feito por um profissional capacitado.

Com o objetivo de tornar mais simples a escolha dos nossos materiais, nós utilizamos o chamado Principio de Pareto, que nos ajuda a exaltar os dois princípios  que apresentam cerca 70% a 80% dos motivos que um profissional usará para tomar as decisões de comprar produtos de limpeza.

principio de pareto

Princípio de pareto

São eles: O Rendimento e a Durabilidade dos Produtos de Limpeza.

Vamos para a durabilidade dos materiais de limpeza

O ponto principal aqui é de que materiais que apresentam maior tecnologia e resistência tendem a ter também um preço unitário maior, contudo, a durabilidade se destaca quando comparado a produtos mais baratos.

Vamos para um exemplo prático:

O tradicional pano de algodão usado na limpeza de pisos ou mobília, pode facilmente ser substituído por um pano feito de microfibra.

A diferença da durabilidade das alternativas é muito grande. Se compararmos o Mop ou os panos de microfibras, a durabilidade chega a ser até 400 vezes maior quando comparado ao pano de algodão. E certamente, o mop não custa 400 vezes mais!

Portanto, se a empresa pode disponibilizar um orçamento mensal um pouco maior em um mês, sem dúvida, no médio prazo, a economia será evidente.

A Hygibras faz toda essa análise antes de decidir colocar os produtos em linha e, por isso, sua empresa pode ficar mais tranquila ao optar pelos materiais que eventualmente tenham um preço unitário maior, pois a decisão vai proporcionar maior durabilidade e maior economia.

mop para limpeza

Mop para limpeza

Segundo e último tema, o rendimento dos produtos de limpeza

A principal forma de analisar o rendimento dos mais diversos materiais de uma lista de limpeza é simples: comparando os novos produtos com aqueles anteriormente comprados, visto que é possível saber como foi o desempenho do produto anterior.

Aqui na Hygibras, optamos por agir em duas frentes, teórica e prática. Sendo assim, realizamos testes para tirar a prova de que os novos produtos são aptos e viáveis economicamente para serem comercializados.

Para fazer valer este efeito de comparação, devemos considerar sempre o preço unitário e o rendimento médio esperado do produto ou material.

Falando de uma maneira prática, o que deve acontecer é: quanto maior o valor unitário do produto, muito maior deve ser o seu rendimento. Assim, a economia tende a ser real, uma vez que os produtos de rendimento mais alto devem prover mais benefícios, como ter o seu consumo reduzido ao longo do tempo.

Um exemplo prático disso é referente ao consumo de papel toalha interfolha. Segue abaixo:

papel toalha interfolhado

Papel toalha interfolhado – Optipaper

Temos um papel toalha dentro de nosso portfólio (linha Optipaper) que apresenta maior valor unitário por folha quando comparado a outro papel toalha da mesma linha.

Isso acontece pois os papéis toalha interfolha possuem diferentes gramaturas, medidas de folha e as vezes até composições distintas. Sendo assim, esses 3 componentes devem ser analisados para determinar qual deles apresentam menor consumo de papel de fato.

É normal de se imaginar que um mesmo papel, com medidas e peso maiores deve render mais pois o seu consumo tende a ser menor.

Além disso, precisamos entender que investimento é diferente de gastos. Um exemplo seria, pegarmos uma folha que tem um preço maior mas que seca as mãos e as superfícies com uma quantidade menor de folhas. Dessa forma fica mais claro realizar contas e testes para validar se vale a pena ou não determinado produto.

O objetivo aqui é ter apresentado as 2 principais dimensões para as empresas saberem como comprar alguns dos seus produtos de limpeza.

Mas ainda tem mais, principais atributos não param por ai. Os grupos de produtos ainda possuem questões peculiares entre si que, de alguma forma, acabam influenciando no rendimento e na durabilidade dos produtos de limpeza profissionais e que, dessa forma, podem e devem influenciar a sua escolha.

Vejam abaixo alguns desses atributos que podem ajudar, daqui para frente, com sua decisão de alguns materiais de uma lista.

Sacos de lixo: unidades dentro do pacote, espessura necessária para cada tipo de uso, matéria prima do plástico e medidas. Essas características influenciam no preço unitário do saco.

Papel lençol: a composição da celulose e gramatura do papel devem ser fatores levados em conta no momento de fazer a cotação, além de serem fatores que influenciam diretamente na durabilidade.

Ceras acrílicas impermeabilizantes: tipo de cera e percentual de sólidos totais são características fundamentais quando precisamos escolher uma cera. Ambos atributos devem agir diretamente na durabilidade do produto quando aplicado no piso, bem como o seu consumo.

Produtos químicos de limpeza: percentual do teor de ativos é uma importante dimensão, já tem relação direta com a taxa de diluição dos produtos.

A lista ainda é mais longa, mas dessa vez abordamos apenas alguns dos pontos mais importantes no momento de ser optar por comprar uma lista de produtos de limpeza.

comprar lista de material de limpeza

Rendimento dos Produtos de Limpeza

Fale com quem entende de limpeza profissional!

Acima de tudo, nós sempre defendemos transparência, e este é um pilar que nunca deixamos de lado em nenhum de nossos produtos comercializados.

Apesar de muitas vezes acreditarmos que qualquer produto de limpeza pode cumprir com a função de higienizar e/ou desinfetcar algum ambiente, na verdade estamos cometendo um erro. Pense em uma lista de materiais de limpeza cujo gasto habitual mensal seja de R$ 250,00. Vale a pena refletir se investir mais em um primeiro momento em produtos de linha profissional pode ser mais eficiente.

Afirmamos que num hipotético caso, seria sim viável, por exemplo, investir R$ 500,00 numa lista correspondente, em que produtos de linha mais profissional estão sendo contemplados, visto que o rendimento e durabilidade superiores e irão se estender por mais de um mês.

A partir daí, começamos dar mais valor no uso de materiais de linha profissional. Neste momento as compras passam de quinzenal ou mensal, para bimestral, trimestral, ou até semestral.

Vale lembrar também no tempo que a equipe ganha quando não precisam mais ficar consultando diversas empresas para cotação todos os meses, além dos erros de logística e entrega que podem ser evitados.

Por isso, ao investir nos produtos de linha profissional, é possível economizar entre 25% e 50% comprando seus materiais de limpeza com a Hygibras!

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados para indicar exatamente os produtos que sua empresa mais precisa.

Então já sabe né? Quer realizar uma limpeza eficaz, prática, segura e econômica?

Fale com os profissionais da Hygibras e economize todos os dias!

O post Dicas de como Comprar Lista de Material de Limpeza apareceu primeiro em Hygibras.



quarta-feira, 9 de março de 2022

Comodato de Dispensers e Equipamentos – Aprenda Mais Aqui

Em nossa seção de podcasts sobre limpeza profissional, nessa semana a Hygibras preparou um material baseado em bastante pesquisa. O tema será comodato de dispensers e equipamentos no segmento de limpeza profissional.

Ela foi desenvolvida junto a clientes, equipe técnica e nosso CRM.

Vamos conhecer as vantagens desse importante sistema de fornecimento sob a ótica de quem mais importa, nossos clientes.

Venha ouvir junto com a gente e lembre de dar as estrelas ao nosso canal em seu agregador de podcast.

Aproveita e conheça nossos artigos.

Até a próxima.

Campanha C2 - programa de fornecimento I

O post Comodato de Dispensers e Equipamentos – Aprenda Mais Aqui apareceu primeiro em Hygibras.



Equipamentos em Comodato e Dispensadores

Dispensers e Equipamentos em Comodato – É vantajoso?

Quando o tema é dispenser ou equipamento em comodato, precisamos definir, antes de entrar no assunto, o seguinte:

O que é comodato de equipamento?

Comodato de equipamento é uma modalidade de fornecimento, celebrada entre fornecedor e cliente, de bens duráveis, sem custo ao cliente e por tempo determinado para uso dos mesmos.

A lógica por trás desta modalidade de acordo, é de que deve ser bom para quem oferece o bem e para quem o utiliza.

Um exemplo muito comum e fácil de encontrar é o seguinte descrito. Em bares e padarias existem geladeiras “vestidas” por determinadas marcas, que mantém os produtos na temperatura ideal de consumo.

Nesses refrigeradores, é obrigatório a presença de produtos do fornecedor que colocou os equipamentos em comodato.

Partes envolvidas no contrato de comodato

As partes envolvidas no contrato de comodato dos dispensadores e equipamentos são: o Comodante (empresa e/ou pessoa dona do bem) e o Comodatário (pessoa ou empresa que recebe o bem).

Comodato de equipamentos dispensadores de papel toalha, papel higiênico e sabonetes.

dispenser em contrato de comodato

Dispensador de papel toalha.

Em relação as vantagens desse sistema, realizamos uma pesquisa informal, junto a clientes de nossa organização.

Além disso buscamos em nosso CRM, as principais “dores” relacionadas a dispensers e dosadores, relatadas por empresas que nos procuram em razão de solucionarmos seus problemas. Sobretudo, este potencial público, ainda não estabeleceu uma relação de parceria comercial com nossa empresa.

Consolidamos os dados e listamos aqui os pontos mais frequentemente mencionados pelas empresas, sejam eles vantajosos ou não.

Já adiantamos aqui que, em sua maioria, a boa aceitação pelo sistema de equipamentos em comodato é altamente positiva, desde que a manutenção seja bem realizada pelo seu fornecedor.

Campanha C2 - programa de fornecimento I

Vamos aos pontos levantados na pesquisa

Compatibilidade de papéis sanitários e dispensadores

Quando o sistema de comodato dos dispensadores é utilizado, observou-se uma maior economia dos consumíveis.

Explicando: Quando as empresas adotam este formato, elas por sua vez, passam a comprar os insumos apenas do fornecedor que lhes forneceu os dispensers. Sendo assim, o fornecedor de boa qualidade mantém a compatibilidade entre, por exemplo, o toalheiro e o papel toalha; entre o porta papel higiênico e o papel higiênico e entre os sabonetes e as saboneteiras.

O desperdício relatado pelas empresas, que acontecia antes do regime do comodato ser implantado,  apresentou resultados satisfatórios de redução.

comodato - programa de fornecimento

Assinatura de contrato.

  • Manutenção dos dispensadores e equipamentos em comodato.

Neste formato, a maior parte dos clientes relatou satisfação. Alguns usuários, relatam que de nada serve a manutenção prometida pelo fornecedor, quando a mesma não ocorre.

Todavia, quase que em sua totalidade, os usuários demonstraram estarem satisfeitos com tal vantagem, obtida no comodato.

A frase chave de nossos clientes foi: “ficamos tranquilos por ter vocês para solucionar os problemas de manutenção dos dispensers”

Explicando: No acordo formal, via contrato, ou no acordo “informal”, via fornecimento de nota fiscal e termos de acordo, alguns distribuidores de material de limpeza, como a Hygibras, prevê a manutenção preventiva e até mesmo gratuita dos dispensadores.

Desta forma, a empresa passa a ter dispensers novos o ano todo. Tal procedimento também gera economia, pois evita desperdícios gerados pelos equipamentos quebrados.

Nas empresas de porte médio e grande, o setor de MRO (Manutenção, Reparo e Operações) fica liberado dos serviços ligados as reposições e manutenções dos dispensadores em comodato.

  • Zero investimento em cotações mensais 

O foco das empresas atualmente, tem de ser muito apurado. Despender-se de tempo com cotações mensais frequentes pode significar mais custos indiretos e ocultos, do que economia propriamente dita.

Tivemos um profissional, do departamento de suprimentos, que nos relatou ser vantajoso até certo ponto, pois quando o assunto é buscar economia mensal nos valores comprados, ele sente-se preso ao contrato.

Por outro lado, nesta mesma empresa, o profissional de manutenção mostrou-se satisfeito com a praticidade da nossa manutenção.

Explicando: Ao cotar uma lista de produtos de limpeza mensalmente, as empresas, que nunca são especialistas nesse tema, acabam por comprar materiais incompatíveis, que geram prejuízos invisíveis.

Além disso pagam valores diferentes todos os meses, sejam em materiais de melhor ou pior qualidade e até mesmo gastam mais em altas frequentes de preços.

Quando existe um acordo ou contrato de comodato de equipamentos, normalmente o fornecedor dos produtos de limpeza, que possui estoque, funciona como uma espécie de amortecedor para os preços, sendo possível um repasse em menor velocidade do que realmente ocorreria, em caso da não existência do comodato.

Em época de estabilidade de preços, a possibilidade de ampliar o tempo da manutenção dos preços é muito maior e usual.

diluidor de produtos concentrados

Diluidor de produtos concentrados, que também pode ser comodatado

  • Liberação de espaço de almoxarifado e zero investimento nos dispensadores

Em épocas como essa, onde a velocidade das decisões e investimentos está em alta, vale muito a pena terceirizar mais essa necessidade.

Aprendemos isso com nossos clientes, quando nos dizem: “terceirizamos a manutenção dos dispensers em comodato”.

Para muitas empresas, sejam elas de porte pequeno ou grande, as vantagens de não se preocupar com a aquisição, manutenção, peças de reposição e nem com a compra dos consumíveis, são grandes.

Explicando: No formato de dispensadores e equipamentos em comodato, o fornecedor de produtos de limpeza fica responsável por todos esses pontos.

Peças de reposição são fornecidas pela comodante (o fornecedor de material de limpeza), uma tranquilidade a mais.

Para exemplificar, em alguns clientes de nossa empresa, mantemos até dispensadores de back-up na sede do cliente. Pois em momento de extrema urgência, esse plano de contingência serve muito bem a segmentos críticos, como o segmento da saúde, por exemplo.

E tem mais sobre Dispensadores em Comodato

Dispensers para comodato na cor preta

Dispensers para comodato na cor preta

Pela visão de nossos especialistas ainda existe ao menos mais uma questão a levar em conta, que é o design e harmonia dos equipamentos. Afinal de contas quando a empresa opta pelo regime de compras, onde tem comodato envolvido, ela pode contar com todos os dispensadores em harmonia de linha.

Dessa maneira os ambientes melhoram sua aparência e tanto funcionários como clientes, que usam o local, sentem a melhoria de um ambiente com dispensers bem cuidados.

Conclusão sobre dispensers e equipamentos em comodato

A nossa empresa, desde sua fundação, apostou no fornecimento de equipamentos em comodato como um diferencial competitivo.

Ainda que após mais de 25 anos, hoje em dia já existam outras empresas com esse modelo de fornecimento, algo que continua nos diferenciando é a realização, de fato, das manutenções necessárias e preventivas.

Como pudemos ver em nossa pesquisa, grande parte dos clientes enxerga vantagens no comodato, desde que a manutenção de fato ocorra.

Sendo assim, concluímos que o sistema é vantajoso sim e deve ser mantido como tal e que as empresas fornecedoras de material de limpeza, que são sérias e disponibilizam um alto nível de serviço ganham espaço nesse mercado tão concorrido.

Um acordo ou um contrato, como dissemos no início, deve levar vantagens para ambos os lados.

Portanto, somos favoráveis também a realização dos contratos de comodato de equipamentos.

Visto primeiro em: General Clean

O post Equipamentos em Comodato e Dispensadores apareceu primeiro em Hygibras.