O que são os produtos de limpeza concentrados para diluir?
Os produtos de limpeza concentrados para diluir são produtos químicos que tem o mesmo efeito dos convencionais, porém feitos com foco na economia do cliente por conter uma maior concentração de ingredientes ativos e com efeitos ambientais muito menores, além de usar menos matéria-prima na composição de sua embalagem.
Você sabe qual a diferença entre o produto de limpeza concentrado para diluir e o produto de limpeza pronto uso? É muito importante compreender os pontos positivos e negativos de cada um para realizar escolhas mais assertivas, seguras e eficazes para a higienização da sua empresa.
Os produtos de limpeza concentrados são recomendados principalmente na limpeza profissional, dessa forma são vendidos na maior parte das vezes em frascos pequenos ou médios e têm uma alta taxa de teor de ativos na composição, o que permite diluição em água antes do uso. De maneira diferente, os produtos pronto uso já vêm diluídos, são comercializados em frascos maiores e as vezes até com aplicador.
Os produtos pronto uso são facilmente encontrados nos mercados e são na maioria das vezes indicados para a limpeza doméstica, exceto em algumas aplicações específicas. Entre esses produtos, destaca-se o conhecido multiuso.
Os produtos de limpeza concentrados para diluir, como desinfetantes, desengraxantes e detergentes, são as soluções mais indicadas para uso em hospitais, shoppings e indústrias. Estes produtos de limpeza concentrados são comercializados por lojas e distribuidoras de produtos de limpeza profissional, que oferecem, além dos itens, orientações, treinamentos, suporte e acessórios de limpeza.
Para saber qual a melhor solução de compra para o seu negócio, acompanhe a leitura deste artigo, conheça as vantagens e desvantagens de cada um e decida pelo melhor para sua empresa. Se você, desejar pode navegar também entre os tópicos abaixo:
Produto de limpeza concentrado x produto pronto para uso
Empresas pequenas e casos específicos
Estudo de caso: produtos de limpeza profissional
Produtos concentrados fazem parte do consumo consciente
Entenda melhor o que significa ambientalmente e socialmente
Produtos de limpeza concentrados x produto pronto para uso
Custos
- O conceito mais conhecido sobre esse tema é o “custo em uso”, que se refere aos produtos de limpeza concentrados e são responsáveis por garantir uma economia muito maior por parte das empresas. O custo em uso é uma descrição para um recurso de trabalho (produto) e mostra o custo sendo “dissolvido” conforme o produto é utilizado.
- Ao se comparar o preço de um produto pronto uso ou até com baixa taxa de diluição com o preço de um produto concentrado ou hiperconcentrado, observa-se um custo muito menor ao usuário que escolhe o produto concentrado. Há cálculos que apontam para uma redução de até 70%.
Embalagens
- Com a diluição de apenas uma unidade do produto concentrado é possível gerar um grande volume do mesmo. No momento do processo de fabricação já são pensadas em maneiras de reduzir o consumo de energia, o uso de plástico e o gasto com combustível no seu transporte.
- Em relação as embalagens dos materiais de limpeza concentrados, elas comportam um volume maior de produtos, e por isso podem ser alocados em uma área de armazenamento menor nos depósitos de material de limpeza, conhecidos como DMLs.
- Já no caso dos produtos pronto uso, há a necessidade de fabricação de um número muito maior para se alcançar uma grande quantidade de conteúdo considerável.
- As embalagens dos produtos de limpeza concentrados para diluir são geralmente menores e por isso usa-se menos embalagens nos procedimentos de limpeza de uma empresa. Como consequência, o espaço de armazenamento na DML é reduzido.
Diluição
- Com a possibilidade da diluição, a empresa pode ajustar a quantidade necessária para realizar a limpeza de acordo com a necessidade de cada momento, ambiente e situação, com mais rapidez e melhor qualidade.
- Os produtos de limpeza concentrados podem ser diluídos manualmente, mas também há embalagens com um sistema automático, acoplado na tampa, isso permite a diluição correta do produto no simples girar da válvula. Assim, é possível chegar a um nível de sucesso alto na diluição do produto, garantindo economia, praticidade e segurança.
- Ainda assim, a diluição pode ser um desafio para a equipe responsável pela limpeza. O produto pode ficar muito forte e sair muito caro ou ficar muito fraco e não dar conta da limpeza e da eliminação das bactérias. Para evitar esse tipo de problema, há diluidores de produtos concentrados que oferecem maior e melhor controle na dosagem.
- Sendo assim, o treinamento da equipe de limpeza, a orientação da empresa fornecedora de produtos de limpeza e as indicações corretas nas embalagens são fundamentais para o uso consciente e correto dos produtos de limpeza concentrados.
Abaixo temos um exemplo de diluição que mostra toda capacidade de rendimento de um produto concentrado para limpeza:
Na “fórmula” 1:200 ou 1 para 200, são termos encontrados em produtos de limpeza para diluir, dos quais destacaremos os significados:
1= significa o litro de produto concentrado para limpeza;
200 = significa a quantidade máxima de produto pronto para uso;
Dessa forma, 1 litro de produto concentrado + 199 litros de água = rende 200 litros de produto pronto para uso.
Vale lembrar que: os produtos prontos uso não tem a necessidade de treinamento ou orientações específicas para diluição, seu foco está apenas no uso imediato.
Empresas pequenas e casos específicos
- Conforme vimos até aqui, os produtos pronto uso têm suas recomendações para casos específicos. Em empresas de pequeno porte, com um número reduzido de colaboradores e um ambiente restrito, por exemplo, os produtos pronto uso podem ser uma saída viável e eficaz. É importante fazer essa avaliação no momento da lista de compras de produtos de limpeza concentrados.
- Com o apoio de uma distribuidora especializada em produtos de limpeza concentrados, você conseguirá concluir após análise quais as melhores soluções dentro da especificidade de cada ambiente. Existem opções de produtos concentrados com fácil aplicação, por exemplo, que realizam limpeza e desinfecção de superfícies e encaixam perfeitamente para o caso de pequenas empresas.
- Outros casos importantes, são a limpeza hospitalar e limpeza de cozinhas profissionais. Nesses ambientes, a garantia de uma boa limpeza e higienização são imprescindíveis, por isso, existe a necessidade de fazer uma instalação de centrais de dosagem automática e relatórios frequentes para aferir se a diluição está correta. Existem em determinadas situações nesses ambientes, uma recomendação de produtos pronto uso como por exemplo, quando a qualidade de limpeza possua algum risco em relação a sua eficácia.
Estudo de caso:
Nas rotinas de limpeza e higienização de empresas, indústrias, hospitais, restaurantes, entre outros estabelecimentos, a lista de itens deve ser composta por desinfetantes, detergentes, desengraxantes de uso profissional, entre outros itens. Tanto os produtos de limpeza concentrados quanto os pronto para uso devem ter como finalidade a aplicação profissional e não doméstica.
Um estudo de caso, realizado em uma empresa no interior do estado de São Paulo, apontou redução nas despesas e melhoria de performance, ao realizar a substituição de inúmeros produtos domésticos como multiuso, lustra móveis e detergentes por três produtos de limpeza concentrados.
A ação gerou uma economia de cerca de 30% e uma melhora na produtividade dos processos de limpeza.
Sendo assim, é comprovado que a escolha por itens profissionais de limpeza garante às empresas mais segurança, garantia e eficacia em seus procedimentos, além de economia.
Produtos de limpeza concentrados fazem parte de um consumo consciente
Escolher produtos de limpeza concentrados e de uso profissional vai muito além de rendimento, economia, praticidade e eficácia. Isso está inserido no âmbito do consumo consciente, que considera os impactos ambientais, sanitários e sociais da produção.
Em uma palestra realizada pelo diretor executivo da Oleak, Ely Fonseca Barros Filho, e patrocinada pela empresa Hygibras, foi abordado o sistema industrial atual, quais são os seus efeitos e quais seriam as ações capazes de minimizar seus danos ao meio ambiente, aos animais, aos seres humanos e ao planeta como um todo.
Os meios de produção em massa, as altas escalas e a facilidade de acesso têm acelerado o consumo. Nos dias de hoje, algo que não funciona mais, é trocado ao invés de consertado. Essa troca leva à dispensa de algo. A ilusão é que jogamos fora e nos livramos daquilo que não serve mais.
Porém não existe o “fora”, tudo esta dentro do planeta terra. Podemos pensar que o lixo doméstico é apenas uma pequena amostra do imenso contingente de resíduos que são despejados, diariamente, pelos mais de 7,8 bilhões de habitantes do mundo.
O consumo consciente desperta o olhar e trata com mais atenção e cuidado o que é realmente necessário: Opções menos agressivas, alternativas que possam reduzir os impactos de lixo produzido, de consumo de energia e água, entre outros fatores.
Um estudo apresentado na ocasião mostrou que é possível uma redução de cerca de 90% no impacto ambiental ao se consumir produtos de limpeza concentrados ao invés dos prontos para uso, como os conhecidos multiusos.
Por isso, a escolha por um produto de limpeza concentrado para diluir vai ao encontro desse consumo responsável. Menos embalagens são produzidas, menos recursos naturais são exigidos e há maior controle sobre a venda, uso e dosagem dos componentes. O equilíbrio das substâncias, a concentração delas e os mecanismos de uso determinam a segurança dos produtos de limpeza concentrados e seus efeitos.
Na palestra, foi explicada a Eutrofização, processo de poluição de rios e lagos, que ficam com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. O efeito é a morte de diversas espécies animais e vegetais, com um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
O exemplo dado foi do fosfato, um composto que, a princípio, não faz mal ao ser humano e é muito bom para as plantas. Ele é um componente importante na composição dos detergentes em pó.
A questão é que o fosfato dos detergentes tem como destino direto os rios e mares. Ao ser despejado em enormes quantidades, o composto leva à proliferação de algas.
O acúmulo de nutrientes dissolvidos na água gera excesso de plantas aquáticas e estas acabam por consumir oxigênio em demasia e gerar CO2 em demasia, comprometendo os níveis de oxigênio da água e causando a morte de peixes e outros animais. Trata-se, assim, de um efeito em cadeia devastador e de enormes proporções.
Sendo assim, o consumo consciente é necessário. Usar menos e com mais responsabilidade, escolher produtos de limpeza concentrados regulamentados e autorizados pelos órgãos responsáveis, como Anvisa, e usar a quantidade mínima, capaz de oferecer o resultado esperado são práticas que devem ser adotadas por empresas atualmente.
Entenda os impactos ambientais e sociais:
Consumo anual de 1.200 litros de produtos pronto uso em um edifício:
Lixo gerado na produção da embalagem = 101 kg
Consumo anual de produto concentrado, na diluição 1:100, equivalente a 12 litros concentrados, em um edifício:
Lixo gerado na produção da embalagem = 1,0 kg
O resultado obtido em relação a consumo de embalagens, transporte e descarte = cerca de 99%
Conclusão:
Ao optar por um produto concentrado, as vantagens são:
- redução de matéria-prima na produção de embalagens;
- menor descarte;
- economia de combustível no transporte.
Ao utilizar os sistemas automáticos de dosagem, as vantagens são:
- evita-se a superdosagem de ativos.
- garante-se a quantidade mínima necessária de ativos.
Inovação: impressora 3D para produtos de limpeza hiperconcentrados
Na busca por alternativas e novos caminhos de consumo, as inovações são sempre bem-vindas. Uma delas é a impressora 3D para produtos de limpeza hiperconcentrados. Com ela, é possível fazer 1 litro de produto hiperconcentrado gerar até 400 litros de produtos de limpeza.
A alta diluição, por meio da impressora, é feita de forma segura. A Hygibras possui os produtos de limpeza concentrados que podem ser utilizados nela e realiza a instalação do equipamento para seus clientes.
Referências:
Palestra Consumo Consciente por Ely Fonseca Barros Filho, da Oleak, realizada no interior de São Paulo.
O post Produtos de limpeza concentrados ou pronto uso? apareceu primeiro em Hygibras.