Por que o pH é importante em produtos de limpeza?
A sigla “pH” está muito presente em nosso cotidiano, seja em produtos de uso domésticos elementos como a água, alimentos e produtos de limpeza. Mas, você sabe o que é pH? Para que serve o pH e qual sua importância, principalmente se tratando da limpeza?
Na limpeza para cada superfície, tipo de sujidade, etapa do procedimento de higienização, existe um produto específico e um nível de pH que esse produto deve conter para que a higienização seja realmente eficiente.
Dessa maneira, entender como o Ph age no processo de desinfecção de um ambiente e qual nível de pH é indicado para cada resíduo, é fundamental para obter os melhores resultados nas ações de limpeza da sua empresa ou residência.
Para esclarecer as dúvidas sobre o pH nos produtos de limpeza e sobre sua importância nos procedimentos sanitários, preparamos este artigo que conta ainda com entrevista de Cecílio Antônio Neto, diretor industrial da Oleak fabricante de produtos para higiene e limpeza profissionais.
Se preferir, você também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast:
Confira os principais temas abordados nesse artigo sobre pH na limpeza:
O que é PH e qual sua importância na limpeza?
Preencha o seu nome e email e receba o conteúdo em formato de [PDF]
[contact-form-7]
O que é pH?
De inicio é importante saber que o termo “pH” refere-se ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Isso quer dizer que o pH é sobre a concentração de íons de hidrogênio (H+) em um composto.
De acordo com essa concentração, podemos saber se trata-se de uma solução ácida, neutra ou alcalina. O nível de pH é representado por uma escala que vai de 0 a 14.
A régua do nível de pH mede a acidez e a basicidade de um composto. Dessa maneira, o pH 7 representa uma solução neutra, como a água pura, por exemplo. Quando o pH é menor que 7, temos as consideradas soluções ácidas (pH ácido). Já os números de pH maiores que 7 correspondem às soluções básicas (pH alcalino).
Para que serve o pH nos processos de desinfecção?
O nível de pH dos produtos de limpeza tem importante papel nas ações de remoção de sujeira e desinfecção, já que cada tipo de pH – básico, neutro ou alcalino – é eficaz contra um tipo de sujidade.
Os detergentes alcalinos como o Kitch Care, apresentam melhor eficiência na remoção de resíduos à base de gordura, proteínas animais, frituras, molhos, óleos e graxas, por exemplo.
Já os resíduos à base de minerais e sujeiras causadas no pós-obra necessitam de um produtos com composto ácido. O detergente ácido tem pH entre 0 e 7 e é indicado para limpeza de ferrugem, sangue, cimento, terra, entre outros.
Leia também nosso conteúdo exclusivo sobre limpeza pós obra.
No caso dos detergentes neutros, mais populares e conhecidos no mercado, são recomendados para limpeza do dia a dia, e são ideais para remoção de sujidades como pó e poeira.
Com isso, é importante entender que para ter bons resultados no momento de higienização é preciso saber, primeiramente, o que significa pH, qual a necessidade da sua limpeza e só depois escolher o produto com base no tipo de sujidade exigida em seu negócio.
Qual a influência dos níveis de potencial hidrogeniônico na limpeza?
Vamos entender a influência e para que serve o pH em produtos de limpeza alcalinos, neutros e ácidos para o processo de higienização:
- Produtos alcalinos: Removem sujidades pesadas orgânicas, como óleos, gorduras e sangue.
- Produtos neutros: Removem sujidades orgânicas como óleos, poeira, fuligens e gorduras.
- Produtos ácidos: Removem sujidades com base mineral, como ferrugens, mofos, bolores, cimento, gesso e calcário.
Para que serve o potencial hidrogeniônico na limpeza das superfícies?
Agora que conhecemos as indicações para cada tipo de sujidade é muito importante antes de aplicar um produto, ler as orientações de uso, saber para que serve o ph e se ele pode ou não ser utilizada para limpar determinada superfície.
Por exemplo, não deve ser aplicado um produto ácido ou alcalino em pisos mais delicados como: Porcelanato esmaltado, polido e madeira, já que as substâncias podem queimar a superfície do piso.
Outra questão que merece atenção, são os detergentes com cloro que devem ser evitados em superfícies como: Granito, mármore e pisos coloridos.
Uma entrevista rápida sobre para que serve ph e sua importância na limpeza
Para saber mais sobre para que serve o ph, bem como sua importância nos produtos de limpeza, sua observação no uso e suas ações contra as sujidades e desinfecções, confira o bate papo concedido pelo diretor industrial da Oleak, Cecílio Antônio Neto, para um grupo de empresas do interior de São de Paulo, do qual a Hygibras, General Clean, e Higiclear, entre outras, fizeram parte. Aproveite o conteúdo:
1. Para que serve o pH e qual a sua função nos produtos de limpeza e higienização?
Esta escala é uma das principais características empregadas na definição do produto a ser utilizado na limpeza e higienização de um substrato, já que as substâncias que caracterizam uma sujidade podem reagir ou mesmo apresentarem maior ou menor afinidade com a água, dependendo do potencial Hidrogeniônico.
Este potencial é que vai indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH.
2. Existe um potencial hidrogeniônico indicado para cada tipo de sujidade?
Como explicado acima, existem substâncias presentes em maior proporção nas sujidades, que apresentam comportamento diferente.
Por exemplo, os limpadores alcalinos são normalmente indicados quando a sujidade apresenta alta concentração de óleos e gorduras, visto que estes reagem quimicamente com os radicais OH- presentes nos alcalinos, formando sabões que são mais facilmente solubilizados na água, utilizada como veículo.
Já os limpadores ácidos são indicados na limpeza de sujidades com concentrações elevadas de substâncias minerais uma vez que, normalmente, estas têm característica alcalina que reagem com o radical H+ presente nos ácidos, provocando sua solubilização na água.
3. Há necessidade de realizar rotação de pH na limpeza da mesma superfície?
A menos que a limpeza envolva alguma atividade antimicrobiana, não há necessidade de rotacionar o produto em função do pH.
4. Por que, geralmente, se destaca o fato de detergente ser neutro, por exemplo, e não há tanta “propaganda” quando se trata de um produto alcalino?
Porque, culturalmente, o conceito de neutro está fortemente ligado a uma menor agressividade do produto ao usuário e, também, ao substrato a ser limpo.
Por outro lado, quando é do conhecimento da pessoa que efetuará a limpeza a dificuldade de remoção de determinada sujeira, esta procura o auxílio de produtos definidos como “fortes”, sejam alcalinos ou ácidos.
5. Conhecer o potencial hidrogeniônico do produto utilizado gera quais resultados nos procedimentos de limpeza? Economia de produto, redução de tempo?
Com certeza o conhecimento do produto (entenda-se pH e outras características e ativos presentes) e da sujidade a ser removida são princípios fundamentais na definição dos procedimentos de limpeza para otimização dos resultados, visando economia de tempo, produto e trabalho.
6. Os produtos de limpeza, dependendo do pH, exigem manuseio ou aplicações diferentes? Por exemplo, somente limpeza úmida com pH neutro?
Normalmente, os produtos de limpeza, que se valem do pH como característica principal para remoção de sujidade, são destinados à aplicações específicas e devem ser manipulados de forma cuidadosa obedecendo às indicações de uso expressas na rotulagem ou na ficha técnica.
É preciso, inclusive, observar no que se refere a diluição, forma de emprego, necessidade do uso de EPIs, etc.
7. Onde pode-se encontrar a indicação do pH de um produto de limpeza? No rótulo? E qual parte?
A indicação do pH está presente na rotulagem, na ficha técnica (FT) do produto e na ficha de segurança (FISPQ) e, dependendo da sua intensidade, pode ser obrigatória nessas peças através de descrição ou simbologia de modo a prevenir a ocorrência de acidentes.
8. A formulação do produto de limpeza diz algo sobre o pH dele? É possível ter certeza da indicação de pH, conferindo quais substâncias fazem parte do composto químico?
Não obrigatoriamente. Por exemplo, um produto pode ter na sua composição um componente ácido e um componente alcalino, em concentrações tais que reagem formando uma terceira substância de característica neutra.
De outra forma, se uma dessas substâncias está em concentração acima da necessária ao equilíbrio, o produto final terá a característica da substância introduzida em excesso.
Por que entender mais sobre o papel do pH na limpeza é necessário?
Como vimos ao longo desse artigo, o pH possui um papel fundamental na composição química dos produtos utilizados para os processos de limpeza. Sobretudo, deve-se sempre estar atento ao nível na qual ele se encontra perante sua escala, visando o melhor desempenho dos produtos químicos.
Com isso, se faz necessário saber para que o pH é utilizado assim como, tomar conhecimento das superfícies ou dos artigos os quais serão limpos, tendo como objetivo remover resíduos com maior facilidade, não comprometendo sua integridade.
Hygibras é sua parceira na limpeza e higienização profissional!
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Se você gostou das informações sobre pH na limpeza presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.
Até a próxima semana!
Leia também nosso artigo sobre Cera Auto Brilho.
Referências:
O post O que é pH e qual sua importância na limpeza? apareceu primeiro em Hygibras.