quinta-feira, 30 de março de 2023

O que é pH e qual sua importância na limpeza?

Por que o pH é importante em produtos de limpeza?

A sigla “pH” está muito presente em nosso cotidiano, seja em produtos de uso domésticos elementos como a água, alimentos e produtos de limpeza. Mas, você sabe o que é pH? Para que serve o pH e qual sua importância, principalmente se tratando da limpeza?

Na limpeza para cada superfície, tipo de sujidade, etapa do procedimento de higienização, existe um produto específico e um nível de pH que esse produto deve conter para que a higienização seja realmente eficiente.

O pH do produto determina qual sujidade deve ser limpa.

Dessa maneira, entender como o Ph age no processo de desinfecção de um ambiente e qual nível de pH é indicado para cada resíduo, é fundamental para obter os melhores resultados nas ações de limpeza da sua empresa ou residência.

Para esclarecer as dúvidas sobre o pH nos produtos de limpeza e sobre sua importância nos procedimentos sanitários, preparamos este artigo que conta ainda com entrevista de Cecílio Antônio Neto, diretor industrial da Oleak fabricante de produtos para higiene e limpeza profissionais.

Se preferir, você também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast:

Confira os principais temas abordados nesse artigo sobre pH na limpeza:

O que é PH e qual sua importância na limpeza?

Preencha o seu nome e email e receba o conteúdo em formato de [PDF]

[contact-form-7]

O que é pH? 

De inicio é importante saber que o termo “pH” refere-se ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Isso quer dizer que o pH é sobre a concentração de íons de hidrogênio (H+) em um composto.

De acordo com essa concentração, podemos saber se trata-se de uma solução ácida, neutra ou alcalina. O nível de pH é representado por uma escala que vai de 0 a 14.

A régua do nível de pH mede a acidez e a basicidade de um composto. Dessa maneira, o pH 7 representa uma solução neutra, como a água pura, por exemplo. Quando o pH é menor que 7, temos as consideradas soluções ácidas (pH ácido). Já os números de pH maiores que 7 correspondem às soluções básicas (pH alcalino).

o que é ph

Parâmetro de escala para produtos profissionais

Para que serve o pH nos processos de desinfecção?

O nível de pH dos produtos de limpeza tem importante papel nas ações de remoção de sujeira e desinfecção, já que cada tipo de pH – básico, neutro ou alcalino – é eficaz contra um tipo de sujidade.

Os detergentes alcalinos como o Kitch Care, apresentam melhor eficiência na remoção de resíduos à base de gordura, proteínas animais, frituras, molhos, óleos e graxas, por exemplo.

o que é ph

O Kitch Care é um detergente desincrustante com uma poderosa ação de limpeza.

Já os resíduos à base de minerais e sujeiras causadas no pós-obra necessitam de um produtos com composto ácido. O detergente ácido tem pH entre 0 e 7 e é indicado para limpeza de ferrugem, sangue, cimento, terra, entre outros.

Leia também nosso conteúdo exclusivo sobre limpeza pós obra.

No caso dos detergentes neutros, mais populares e conhecidos no mercado, são recomendados para  limpeza do dia a dia, e são ideais para remoção de sujidades como pó e poeira.

Com isso, é importante entender que para ter bons resultados no momento de higienização é preciso saber, primeiramente, o que significa pH, qual a necessidade da sua limpeza e só depois escolher o produto com base no tipo de sujidade exigida em seu negócio.

Qual a influência dos níveis de potencial hidrogeniônico na limpeza?

Vamos entender a influência e para que serve o pH em produtos de limpeza alcalinos, neutros e ácidos para o processo de higienização:

pH na limpeza

Escala numérica informando sobre pH Ácido, Neutrro ou Alcalino

  1. Produtos alcalinos: Removem sujidades pesadas orgânicas, como óleos, gorduras e sangue.
  2. Produtos neutros: Removem sujidades orgânicas como óleos, poeira, fuligens e gorduras.
  3. Produtos ácidos: Removem sujidades com base mineral, como ferrugens, mofos, bolores, cimento, gesso e calcário.

Para que serve o potencial hidrogeniônico na limpeza das superfícies?

Agora que conhecemos as indicações para cada tipo de sujidade é muito importante antes de aplicar um produto, ler as orientações de uso, saber para que serve o ph e se ele pode ou não ser utilizada para limpar determinada superfície.

Por exemplo, não deve ser aplicado um produto ácido ou alcalino em pisos mais delicados como: Porcelanato esmaltado, polido e madeira, já que as substâncias podem queimar a superfície do piso.

Outra questão que merece atenção, são os detergentes com cloro que devem ser evitados em superfícies como: Granito, mármore e pisos coloridos.

Uma entrevista rápida sobre para que serve ph e sua importância na limpeza

Para saber mais sobre para que serve o ph, bem como sua importância nos produtos de limpeza, sua observação no uso e suas ações contra as sujidades e desinfecções, confira o bate papo concedido pelo diretor industrial da Oleak, Cecílio Antônio Neto, para um grupo de empresas do interior de São de Paulo, do qual a Hygibras, General Clean, e Higiclear, entre outras, fizeram parte. Aproveite o conteúdo:

para que serve o ph

1. Para que serve o pH e qual a sua função nos produtos de limpeza e higienização?

Esta escala é uma das principais características empregadas na definição do produto a ser utilizado na limpeza e higienização de um substrato, já que as substâncias que caracterizam uma sujidade podem reagir ou mesmo apresentarem maior ou menor afinidade com a água, dependendo do potencial Hidrogeniônico.

Este potencial é que vai indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH.

2. Existe um potencial hidrogeniônico indicado para cada tipo de sujidade?

Como explicado acima, existem substâncias presentes em maior proporção nas sujidades, que apresentam comportamento diferente.

Por exemplo, os limpadores alcalinos são normalmente indicados quando a sujidade apresenta alta concentração de óleos e gorduras, visto que estes reagem quimicamente com os radicais OH- presentes nos alcalinos, formando sabões que são mais facilmente solubilizados na água, utilizada como veículo.

Já os limpadores ácidos são indicados na limpeza de sujidades com concentrações elevadas de substâncias minerais uma vez que, normalmente, estas têm característica alcalina que reagem com o radical H+ presente nos ácidos, provocando sua solubilização na água.

3. Há necessidade de realizar rotação de pH na limpeza da mesma superfície?

A menos que a limpeza envolva alguma atividade antimicrobiana, não há necessidade de rotacionar o produto em função do pH.

4. Por que, geralmente, se destaca o fato de detergente ser neutro, por exemplo, e não há tanta “propaganda” quando se trata de um produto alcalino?

Porque, culturalmente, o conceito de neutro está fortemente ligado a uma menor agressividade do produto ao usuário e, também, ao substrato a ser limpo.

Por outro lado, quando é do conhecimento da pessoa que efetuará a limpeza a dificuldade de remoção de determinada sujeira, esta procura o auxílio de produtos definidos como “fortes”, sejam alcalinos ou ácidos.

5. Conhecer o potencial hidrogeniônico do produto utilizado gera quais resultados nos procedimentos de limpeza? Economia de produto, redução de tempo?

Com certeza o conhecimento do produto (entenda-se pH e outras características e ativos presentes) e da sujidade a ser removida são princípios fundamentais na definição dos procedimentos de limpeza para otimização dos resultados, visando economia de tempo, produto e trabalho.

6. Os produtos de limpeza, dependendo do pH, exigem manuseio ou aplicações diferentes? Por exemplo, somente limpeza úmida com pH neutro? 

Normalmente, os produtos de limpeza, que se valem do pH como característica principal para remoção de sujidade, são destinados à aplicações específicas e devem ser manipulados de forma cuidadosa obedecendo às indicações de uso expressas na rotulagem ou na ficha técnica.

É preciso, inclusive, observar no que se refere a diluição, forma de emprego, necessidade do uso de EPIs, etc.

7. Onde pode-se encontrar a indicação do pH de um produto de limpeza? No rótulo? E qual parte?

A indicação do pH está presente na rotulagem, na ficha técnica (FT) do produto e na ficha de segurança (FISPQ) e, dependendo da sua intensidade, pode ser obrigatória nessas peças através de descrição ou simbologia de modo a prevenir a ocorrência de acidentes.

8. A formulação do produto de limpeza diz algo sobre o pH dele? É possível ter certeza da indicação de pH, conferindo quais substâncias fazem parte do composto químico? 

Não obrigatoriamente. Por exemplo, um produto pode ter na sua composição um componente ácido e um componente alcalino, em concentrações tais que reagem formando uma terceira substância de característica neutra.

Identificar o pH do produto é importante para melhores resultados na limpeza.

De outra forma, se uma dessas substâncias está em concentração acima da necessária ao equilíbrio, o produto final terá a característica da substância introduzida em excesso.

Por que entender mais sobre o papel do pH na limpeza é necessário?

Como vimos ao longo desse artigo, o pH possui um papel fundamental na composição química dos produtos utilizados para os processos de limpeza. Sobretudo, deve-se sempre estar atento ao nível na qual ele se encontra perante sua escala, visando o melhor desempenho dos produtos químicos.

Com isso, se faz necessário saber para que o pH é utilizado assim como, tomar conhecimento das superfícies ou dos artigos os quais serão limpos, tendo como objetivo remover resíduos com maior facilidade, não comprometendo sua integridade.

Hygibras é sua parceira na limpeza e higienização profissional!

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre pH na limpeza presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.

Até a próxima semana!

Leia também nosso artigo sobre Cera Auto Brilho.

Referências:

Toda Matéria

Food Safety Brazil

O post O que é pH e qual sua importância na limpeza? apareceu primeiro em Hygibras.



quarta-feira, 29 de março de 2023

Tapetes sanitizante: Saiba como escolher!

Tapetes sanitizante: Em tempos de cenários pandêmicos, muito se falou sobre a importância de ambientes livres de contaminações, com a finalidade de se evitar contágios. Dentro desse cenário, a procura por tapetes sanitizante cresceu bastante, mas ainda envolto de muitas dúvidas sobre seus usos e real impacto em nossa saúde.

Os tapetes sanitizante são tapetes que contêm uma solução desinfetante, geralmente composta de cloro ou outro produto químico, e são colocados na entrada de estabelecimentos, como hospitais, clínicas, fábricas de alimentos e outros locais que exigem alta higiene.

Ao caminhar sobre o tapete, a solução desinfetante é distribuída nas solas dos sapatos, ajudando a reduzir a disseminação de bactérias e vírus no ambiente interno. O tapete sanitizado é uma medida complementar à limpeza e desinfecção regular do espaço e equipamentos, ajudando a manter um ambiente mais seguro e higiênico.

Sendo assim, com o objetivo de lhe orientar sobre o uso e como escolher tapetes sanitizante pra a sua empresa, o podcast do site de limpeza profissional da Hygibras traz em seu novo episódio o tema “tapete sanitizante: Saiba como escolher”.

Ouvindo esse episódio sobre os tapetes, você saberá do que são feitos e como utilizá-los de forma correta, além de saber de algumas recomendações de cuidados a serem tomados para sua real efetividade.

Caso queira, você também pode ler nosso artigo sobre tapete sanitizante em nosso blog de limpeza profissional.

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre tapetes sanitizante presentes nesse episódio, compartilhe com mais pessoas, nos siga nas plataformas de áudio e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Caso queira ouvir mais episódios de nosso podcast de limpeza profissional, veja os temas dos três últimos:

Até o próximo episódio!

O post Tapetes sanitizante: Saiba como escolher! apareceu primeiro em Hygibras.



quarta-feira, 15 de março de 2023

Cera Auto Brilho: 10 dicas para acertar na escolha.

O que é cera auto brilho e como escolher a melhor?

A cera auto brilho é um produto que tem como função ampliar a sensação de limpeza e proteger o piso, formando uma camada resistente e duradoura que proporciona brilho intenso e garante que sujeiras não penetrem na superfície do piso.

Apesar do benefícios da cera auto brilho, é importante evidenciar que não é indicada para todos os pisos devido a algumas especificidades, por isso deve ser utilizada de acordo com as recomendações do fabricante e do tipo de material do piso a ser tratado.

cera auto brilho

A cera auto brilho proporciona um “brilho molhado” no piso.

Dessa forma, preparamos esse artigo para te orientar na escolha da próxima cera líquida auto brilho para o piso da sua empresa. Durante a leitura você conhecerá as principais ceras á venda, as recomendações de uso para os diferentes pisos existentes, e por fim algumas dicas exclusivas para a compra de ceras profissionais para o seu negócio.

Se desejar, você pode consumir desse conteúdo em forma de podcast de limpeza profissional.

Quais tipos de cera auto brilho encontramos à venda?

Existem diversos tipos de cera auto brilho disponíveis para compra, elas podem ser à base de petróleo ou água, que se referem ao tipo de veículo utilizado em sua formulação.

Em seu uso, os acabamentos nos pisos podem ser lustráveis, semi-lustráveis ou não-lustráveis, fazendo referência às substâncias sólidas presentes em sua formulação e ao tipo de película que depositam sobre o piso:

  1. Ceras lustráveis: São produzidas à base de carnaúba e têm a função de proporcionar brilho e proteger pisos laváveis, em locais com baixo índice de tráfego.
  2. Semi-lustráveis: São à base de mistura de acrílico e carnaúba, indicadas para dar brilho e proteger qualquer piso lavável, e ambientes de baixo a médio volume de tráfego. A cera auto brilho forma filmes como plásticos sobre a superfície.
  3. Não lustráveis: São ceras acrílicas como a cera impermeabilizante Vorax Ultra que oferecem brilho logo após secagem, têm excelente resistência ao atrito do dia a dia e excelente resistência à água e ao detergente. Após sua aplicação, o piso pode ser lavado e esfregado sem que haja a remoção da película.

Qual cera utilizar em cada piso?

Como sabemos estão disponíveis no mercado alguns tipos de ceras especificas para cada piso, foram desenvolvidas para auxiliar no processo de enceramento eliminando qualquer risco pré e pós aplicação do produto.

Alguns exemplos de ceras auto brilho para cada piso são:

  1. Cera para pisos de madeira: Essa cera é especialmente formulada para proteger e dar brilho a pisos de madeira. Ela ajuda a prevenir arranhões e desgaste causados pelo tráfego e dá um acabamento brilhante e duradouro.
  2. Cera para pisos de cerâmica e porcelanato: essa cera é indicada para pisos de cerâmica e porcelanato e ajuda a proteger contra manchas e arranhões. Ela também deixa o piso com um acabamento brilhante.
  3. Cera para pisos de pedra: essa cera é especialmente formulada para proteger e dar brilho a pisos de pedra, como mármore, granito, entre outros. Ela ajuda a prevenir manchas e desgaste causados pelo tráfego e dá um acabamento brilhante e duradouro.
  4. Cera para pisos vinílicos: essa cera é indicada para pisos vinílicos e ajuda a proteger contra arranhões e desgaste. Ela também deixa o piso com um acabamento brilhante.
  5. Cera multiuso: essa cera é indicada para diversos tipos de pisos e ajuda a proteger contra manchas e arranhões. Ela também deixa o piso com um acabamento brilhante e duradouro.

Conheça a cera líquida incolor acrílica  que proporciona um alto nível de brilho e proteção a possíveis desgastes do piso devido a sujeiras.

Quais pisos existem em empresas e demais instituições?

Agora que você já sabe quais ceras auto brilho existem no mercado, é importante conhecer os principais tipos de pisos que fazem parte do revestimento da maioria das empresas e instituições.

Para começar, existem dois grupos de pisos, os que são quentes e os que são frios:

  1. Pisos quentes: São os que apresentam uma temperatura mais elevada, proporcionando uma sensação agradável de calor ao toque, por exemplo o de madeira ou carpete. Entre os mais comuns também se encontram os assoalhos ou tacos de Ipê e Jatobá. Depois de instalados, estes revestimentos podem receber acabamentos sintéticos ou naturais para torná-los impermeáveis. Já quanto os carpetes, há os de tecidos e fibras naturais e os sintéticos.
  2. Pisos frios: São os que possuem uma temperatura baixa e transmitem uma sensação de frio no contato. Eles são fabricados ou extraídos de pedras e jazidas naturais, como mármores, granitos, pedras em geral, cerâmicas, e podem também ter origem sintética. Alguns exemplos de pisos frio são cerâmicos, de porcelanato, pedra, concreto ou qualquer outro que apresente baixa retenção de calor.

Os pisos derivados de pedras são mais frios.

Os pisos frios são ainda subdivididos em dois grupos, resilientes e os não resilientes:

  1. Pisos resilientes: Apresentam cavidades microscópicas na superfície e são capazes de conferir às ceras boa aderência.
  2. Pisos não resilientes: Como cerâmicas esmaltadas, pedras polidas, oferecem pouca ancoragem às ceras e exigem critérios específicos no momento de escolher o tipo de acabamento ideal.

Saiba mais sobre a cera de acabamento Genius, que garante um alto brilho no piso e preserva sua cor original.

10 dicas para considerar na hora da escolha da cera auto brilho para sua empresa:

Proteção, maior poder de brilho, fácil limpeza, resistência à água e ao esfarelamento são alguns dos itens que devem ser observados e considerados no momento da escolha da cera auto brilho para integrar a lista dos produtos de limpeza para sua empresa.

Confira abaixo como analisar uma cera auto brilho:

1. Auto brilho:

Um piso brilhante é um piso que chama atenção, os ambientes também ganham mais elegância e sofisticação com um chão que brilha. Já o espaço ganha em acolhimento e sensação de bem-estar com um revestimento que reflete cuidado.

Para se ter brilho, é importante que a superfície seja plana e a película, no caso a cera, tenha refletividade. Quando o piso não é perfeitamente plano, como o granito apicoado por exemplo,  a luz acaba por refletir em diversas direções, causando a sensação de brilho embaçado e opaco.

Em relação à cera auto brilho, as melhores para garantir brilho são as incolores como a da Genius para acabamento, constituída de materiais transparentes, que não absorvem a luz, e assim têm maior capacidade de refletir e potencializar o efeito do brilho.

Dessa maneira, uma boa cera acrílica incolor para piso é aquela capaz de preencher os vales e as cavidades dos revestimentos resilientes e feita de material não absorvente, que possibilita que toda luz ou quase toda, seja refletida em uma única direção, gerando brilho intenso, claro e nítido.

2. Fácil limpeza:

A cera líquida acrílica que preenche as cavidades do piso impede que partículas de sujeira se acumulem nessas espacinhos, tornando mais fácil a limpeza do chão.

3. Proteção:

Uma das principais funções da cera auto brilho é proteger o piso. A circulação frequente de pessoas, o atrito dos calçados e dos resíduos que eles carregam nas solas causam desgaste, por mais resistente que seja o revestimento.

O uso da cera auto brilho, de forma adequada, pode ser visto como um ato de preservação do patrimônio, pois a troca do piso de uma grande área pode exigir um alto investimento, além da imagem negativa que um piso mal cuidado ou desgastado pode gerar.

Os níveis de proteção e resistência da cera auto brilho estão, diretamente, relacionados à dureza dos sólidos utilizados em sua fórmula. Assim, quanto mais dura a película sólida da qual o produto é feito, maior será a proteção oferecida por ele ao piso.

4. Cera antiderrapante:

Item de segurança fundamental para os usuários do ambiente, a escolha da cera auto brilho deve considerar seu poder antiderrapante. A cera auto brilho, ao reduzir a resiliência do piso, penetrando em suas cavidades, acaba por reduzir também o atrito entre as superfícies (piso e sola do sapato), deixando o chão mais escorregadio.

Por isso, para garantir um lugar seguro para circulação de pessoas, é imprescindível observar, cuidadosamente, a constituição dos sólidos que compõem a cera e certificar-se de as características antisleeping estão preservadas.

Veja todos os benefícios da Cera Antiderrapante Acrílica Simplex.

5. Resistente ao esfarelamento (powdering):

Ao pensar em cera, uma imagem comum que pode vir à cabeça é daqueles pedacinhos soltando e se espalhando pelo espaço todo diante do tráfego intenso. Este efeito de esfarelamento chama-se powdering.

Na hora de comprar uma cera, é importante checar a formulação para confirmar a presença de agentes coalescentes, que impedem o esfarelamento.

Outra questão que pode causar esse problema é a má preparação do revestimento para receber a cera acrílica para piso, resíduos de sujeira ou de detergentes comprometem a aderência e aplicação.

6. Removível:

Uma boa cera auto brilho deve ser resistente à água ao mesmo tempo em que deve ser de fácil remoção quando se utiliza os produtos apropriados.

De tempos em tempos, é preciso remover o acabamento acrílico para evitar acúmulo de películas e a perda das características específicas do piso. Assim, os removedores devem ser feitos à base de substâncias especiais, capazes de agir sobre a película da cera, dissolvendo-a.

Conheça o removedor de ceras Polish, que remove os resíduos do produto e não prejudica o material do piso.

7. Estável à luz e à oxidação:

Uma boa cera auto brilho ao ser aplicada não altera as características aparentes do piso, como cor e textura. A qualidade da cera está em ela não depositar um filme que pode amarelar ao longo do tempo.

A alteração de cor, geralmente, é causada por reações de oxidação, desencadeadas pela luz e calor, quando se tem um filme de baixa resistência.

8. Resistente ao Black Heel Marking:

A abrasividade entre e película de cera e a sola dos sapatos pode causar marcas pretas no piso. Este efeito pode ser minimizado pela adição de aditivos lubrificantes na cera.

Uma cera auto brilho com formulação equilibrada possui aditivos lubrificantes em quantidades precisas, reduzindo o efeito de black heel, sem, no entanto, tornar o piso escorregadio ou comprometer sua ação antiderrapante.

9. Resistente à água e ao detergente:

Pisos de madeira não devem ser lavados, mas ainda assim, nos processos de limpeza, podem ser usados panos úmidos, por exemplo.

A cera deve ser resistente a limpeza úmida.

Para que as ceras sejam viáveis e econômicas, a aplicação delas deve gerar uma espécie de filme lavável, impedindo que a cada limpeza úmida ou molhada, sua película seja removida.

Sem essa boa capacidade de resistência à água e ao detergente, a cera exige reaplicações frequentes, o que inviabiliza e encarece seu uso.

10. Preço da cera auto brilho:

Encontrar o produto ideal para o enceramento da sua empresa é um investimento patrimonial. Uma cera de qualidade e de uso profissional vai garantir a proteção do piso, a durabilidade dele, sua beleza e elegância.

Nem sempre a cera mais cara será a melhor para seu negócio, nem a mais barata será uma boa ideia. Para decidir, é preciso saber da necessidade e dos objetivos desejados com o produto.

Ceras auto brilho, resistentes, antiderrapantes e acrílicas da Hygibras.

Em sua missão de oferecer um atendimento personalizado e produtos de limpeza de uso profissional de qualidade, a Hygibras possui uma gama de ceras líquidas acrílicas que reúnem as características essenciais para se ter um bom produto na lista de materiais.

Os acabamentos para pisos da Hygibras atendem as necessidades de cada ambiente, são seguros, antiderrapantes, com alto nível de brilho, resistentes aos detergentes e são facilmente removidas quando aplicado removedor de cera adequado.

Em nosso catálogo, temos produtos que tornam os procedimentos de limpeza mais práticos, oferecem alta rentabilidade e são seguros para quem faz o manuseio e uso. Entre eles, indicamos a Cera Líquida para pisos Vorax, a Cera Antiderrapante Acrílica Simplex 2 em 1 e a Cera Líquida Incolor – Polish Top-Coat Auto Brilho.

Um ambiente com um piso limpo, bem cuidado e brilhante é um ótimo cartão de visitas. Para isso, conte com a gente!

lista de compras de material de limpeza

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre cera auto brilho presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.

Até a próxima semana!

Fonte: 

ALFa Saneantes – Divisão de Produtos para Higiene e Limpeza Profissionais da Oleak Ind. e Com. Ltda.

O post Cera Auto Brilho: 10 dicas para acertar na escolha. apareceu primeiro em Hygibras.



terça-feira, 14 de março de 2023

Cera líquida auto brilho: Escolha a correta!

Com a função de proteger e proporcionar brilho a superfícies de pisos de diferentes materiais, a cera líquida auto brilho é capaz de ampliar a boa impressão de qualquer ambiente quando bem utilizada.

Existem os mais variados tipos de cera líquida auto brilho disponível no mercado, que buscam suprir as necessidades de diferentes pisos, desde madeiras, granitos e até feitos em pedra. Com isso, você saberia selecionar o tipo de cera ideal para o seu negócio e aplicá-la corretamente?

Com o intuito de lhe orientar sobre a compra de cera de pisos pra a sua empresa, o podcast do site de limpeza profissional da Hygibras traz em seu novo episódio o tema “Cera auto brilho: Escolha a correta”.

Nesse episódio sobre cera líquida auto brilho, você entenderá do que são produzidas, como utilizá-las respeitando seu modo de uso, além de conhecer algumas recomendações de produtos profissionais para a sua empresa.
Ouvirá também sobre as diferenças de “pisos quentes” e “pisos frios” e como influenciam na percepção de conforto e aplicação das ceras.

Caso queira, você também pode ler nosso artigo sobre cera líquida auto brilho em nosso blog de limpeza profissional.

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre cera líquida auto brilho presentes nesse episódio, compartilhe com mais pessoas, nos siga nas plataformas de áudio e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Caso queira ouvir mais episódios de nosso podcast de limpeza profissional, veja os temas dos três últimos:

Hotelaria hospitalar o que é? E por que é necessária?

BPF ANVISA: Conheça tudo sobre!

O que é alvejante sem cloro: Saiba tudo!

O post Cera líquida auto brilho: Escolha a correta! apareceu primeiro em Hygibras.



quinta-feira, 2 de março de 2023

Descartar papel higiênico no vaso sanitário é errado?

Pode jogar papel higiênico no vaso sanitário?

Você já se perguntou se o descarte de papel higiênico no vaso sanitário, é errado ou não? Essa é uma dúvida frequente, e apesar da falta de hábito no Brasil, em outros países jogar o papel higiênico no vaso sanitário é comum, seja o papel higiênico hidrossolúvel, papel higiênico biodegradável ou o normal.

Por ser uma ação mais prática que o descarte em lixeiras, dispensa o acúmulo de papéis higiênicos usados, resultando na redução do lixo comercial e na preservação da limpeza do banheiro.

Em vista disso, entender os motivos que tornam essa ação de descarte benéfica para empresas e casas, é importante para otimização dos processos de higienização pessoal e de ambientes comerciais.

papel higiênico no vaso

O descarte de papel higiênico no vaso é comum em outros países.

Pensando nisso, nesse artigo iremos abordar sobre o meio ideal de dispensar o papel higiênico, os prós e contras do descarte de papel higiênico no vaso sanitário, os tipos de papéis disponibilizados no mercado, as características do papel higiênico hidrossolúvel e papel higiênico biodegradável e o motivo do uso de lixeiras ao lado do vaso.

Acompanhe a leitura, ou se desejar também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast em nosso site de limpeza profissional.

check list de limpeza

Papel Higiênico no Vaso Sanitário: É certo ou errado?

Preencha o seu nome e email e receba o conteúdo em formato de [PDF]

[contact-form-7]

Quais as opções de papéis higiênicos disponíveis no mercado?

Existem 2 tipos principais de papéis disponíveis para compra, são eles o biodegradável e o hidrossolúvel. Conheça as características desses papéis, suas especificações e benefícios:

1. Papel higiênico biodegradável

O papel higiênico biodegradável é composto apenas por matérias orgânicas, tendo como principal característica o desaparecimento do meio ambiente após certo tempo.

A celulose que está presente em sua produção é retirada das árvores e se decompõem facilmente no meio ambiente, contribuindo assim com a redução de lixo e consequente com a disseminação da poluição.

papel higiênico biodegradável

Os papeis higiênicos biodegradáveis e hidrossolúveis são os mais comuns no mercado.

2.Papel higiênico hidrossolúvel

O material hidrossolúvel pode ser facilmente dissolvido em água através de processos químicos, como por exemplo, açúcar, sal de cozinha e pó de café.

Uma boa parte dos papéis higiênicos disponíveis no marcado apresentam em suas características um nível de hidrossolubilidade, principalmente os que os produzidos com fibras virgens, que se desmancham na água durante o caminho até a estação de tratamento de esgotos.

Conheça 7 dicas de como escolher papel higiênico para empresas.

Banner artigo mobile - Solicite seu orçamento Hygibras

Banner artigo desktop - Solicite seu orçamento Hygibras

No Brasil qual o problema em jogar papel higiênico na privada?

Há séculos, os brasileiros são doutrinados a não jogar o papel higiênico no vaso devido a problemas relacionados ao entupimento da rede de esgoto. É válido ressaltar ainda que 47% da população brasileira, quase 100 milhões de pessoas, não tem acesso a rede de esgoto, o que torna a prática do descarte de papel no vaso um problema.

Em suma, o principal impedimento do descarte de papel higiênico no vaso não é o papel em si ou sua dissolução, mas sim a falta de estrutura rede de esgoto no Brasil, ou em alguns casos a inexistência dela em certos lugares do Brasil.

dispenser para álcool

Como dito antes, em outros países tradicionalmente já ocorre esse descarte em vasos sanitários, ainda mais devido a boa estrutura de esgoto que são instaurados nas casas, causando muitas vezes um certo tipo de aversão quanto ao hábito brasileiro de se manter uma lixeira no banheiro para descarte dos resíduos de papel.

Pensando sobre os riscos de contaminação com resíduos de fezes, urina e sangue a que estamos expostos mantendo uma lixeira com resíduos corporais em nosso banheiro, o descarte do papel higiênico no vaso seria uma solução contra os riscos de doenças por bactérias nocivas a saúde.

Aproveite e confira as soluções de limpeza e higienização das mãos em nosso site de limpeza profissional. 

O meio ambiente é afetado com o descarte de papel higiênico na privada? 

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo ), conhecer a rede de esgoto de onde sua empresa ou casa estão localizados, é fundamental para se definir as possibilidades do descarte de papel higiênico no vaso sanitário e o impacto que terá no meio ambiente.

Isso porque a qualidade do encanamento residencial ou empresarial influenciam diretamente na vazão de água ou os desníveis do cano, sendo itens aos quais vale a atenção no momento de jogar o papel higiênico no vaso.

A Sabesp ainda afirma que não há registros por parte dos coletores públicos sobre entupimentos dos canos ocorridos pelo descarte de papel higiênico no vaso. Quando jogado no vaso sanitário, o papel se dissolve quase por completo ao longo do trajeto da rede de esgoto, impactando positivamente o meio ambiente, já que os níveis de lixo reduzem.

papel higiênico biodegradável

Enfim, jogar o papel higiênico na privada é recomendado ou não?

Certamente, a resposta para essa pergunta é relativa, e depende de alguns fatores para ser de fato conclusa.

O ideal seria realizar o descarte do papel higiênico no vaso sanitário, evitando o contato com as fezes e demais contaminantes, diminuindo a quantidade lixo produzido e também o impacto no meio ambiente.

Entretanto, nem todos os ambientes possuem infraestrutura adequada nos canais de esgotos que comportam essa mudança de hábito.

Ademais, também se faz necessário a conscientização coletiva de que devemos descartar apenas o papel higiênico no vaso, enquanto outros resíduos devem ser descartados em lixeiras de reciclagem destinadas a cada origem de material.

Conte com a Hygibras para te orientar sobre o descarte de papel higiênico

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre o descarte de papel higiênico no vaso sanitário, papel higiênico hidrossolúvel e papel higiênico biodegradável presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de papel higiênico e limpeza profissional.

Até a próxima semana!

Leia também nosso artigo sobre papel toalha para banheiros.: Saiba como escolher.

Referências:

O post Descartar papel higiênico no vaso sanitário é errado? apareceu primeiro em Hygibras.