quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Produtos Químicos de Limpeza: Como eles funcionam ?

O que são Produtos Químicos de Limpeza?

Os produtos químicos de limpeza são soluções formadas por diversos compostos químicos, que reagem com as sujeiras a serem removidas, para proporcionar ações com diferentes finalidades, como: remover sujeira, desinfetar, desengordurar, entre outras funções.

Remoção de Sujeiras

A limpeza de sujidades, gorduras e até de microrganismos presentes em diferentes tipos de superfícies e/ou ambientes, requerem o uso uso de produtos químicos de limpeza e acessórios para que assim, os processos de higiene e desinfecção se tornem mais efetivos.

Simplificando, as soluções de limpeza necessitam de três grupos distintos de substâncias, as quais chamamos de: veículo, ingredientes ativos e aditivos.

Saber exatamente a composição dos materiais e produtos químicos de limpeza que utilizamos, é de suma importância, visando garantir a segurança durante a manipulação, assim como o uso correto destes produtos. Tudo isso resultando em melhores processos e maior qualidade nas atividades de limpeza.

Quais os componentes e como acontecem suas interações químicas? 

Substâncias essenciais que devem fazer parte da composição de um produto químico de limpeza.

  • Veículo

Substância responsável por transportar a sujeira. Sendo assim, deve ser a substância que contém a maior quantidade dentro da solução. Muitas vezes, esse componente é adicionado na diluição pelo usuário. Normalmente, a água é o veículo mais encontrado nas substâncias.

  • Ingredientes Ativos

São os componentes que vão dispersar ou solubilizar as sujidades no veículo. É possível encontrar centenas de substâncias com capacidade de serem usadas como ativos, e a escolha delas dependem do resultado final esperado do produto uma vez que, para os diferentes tipos de sujeira, existem soluções específicas para sua remoção.

  • Aditivos

Consiste em um grupo composto pelos componentes que não possuem poder de limpeza, mas podem apresentar características que são desejáveis aos produtos finais e/ou que permitem eliminar outras indesejáveis. Como: estabilizadores de espuma ou os antiespumantes, perfumes corantes, espessantes, entre outros.

Ciclo de Sinner: Saiba da importância para os produtos químicos de limpeza

produtos quimicos de limpeza - sinner

Ciclo de Sinner: Apresenta os processos e ações que toda limpeza deve seguir

O resultado final de um processo de limpeza e/ou de uma higienização bem sucedidos, podem ser descritos através do Modelo de Sinner. Relatado pela primeira vez em 1960 por Herbert Sinner, apresenta o processo ideal de limpeza, no qual é fundamental que haja uma interação entre os fatores, são eles: mecânicos, químicos, temporais e térmicos.

Limpeza é uma operação, que consiste na aplicação do detergente químico na temperatura correta, para dissolver ou amolecer os resíduos, tornando mais fácil a realização da ação mecânica.Para tanto, o uso de produtos químicos de limpeza, são fundamentais quando nos tratamentos do modelo de Sinner.

Adotando o método de Sinner, é possível alcançar uma limpeza e higienização muito mais eficiente e econômica.

A atuação de cada fator se dá por:

Temperatura: Fator que possui influência direta nos resultados da limpeza, mas que raramente é utilizada em operações.

Ação Química: Ação de um detergente (ácido, neutro ou alcalino). Este processo, pode ser aumentado e/ou diminuído pelos produtos químicos de limpeza escolhidos, além de variar pelo aumento ou diminuição da concentração.

Tempo: Quantidade de tempo em que a ação mecânica é exercida bem como o tempo total da operação.

Ação Mecânica: Uso de máquinas e/ou equipamentos que fazem pressão e/ou fricção.

como limpar e desinfectar

Atividades de limpeza e desinfecção sendo realizada em ambiente.

Desinfetantes como funcionam?

A desinfecção deve entrar em ação quando temos a chamada sujeira biológica, isto é, resíduos provenientes do metabolismo e decomposição de microrganismos.

Deste modo, a limpeza dos microrganismos é feita por produtos químicos de limpeza, como os desinfetantes, os quais necessitam ter em sua composição determinadas substâncias químicas que sejam capazes de eliminar e/ou esterilizar mitigando a multiplicação de bactérias, vírus e fungos.

Produto Químico para Limpeza mais conhecido: Detergente

Sabemos que, dentre os produtos químicos de limpeza, o detergente é um dos mais utilizados nos processos de higienização.

Os surfactantes, presentes em sua composição, fazem com que a capacidade de remoção de gorduras, seja o seu principal papel.

Surfactantes são moléculas que tem possuem estrutura hidrofóbica, sendo capazes de interagirem com a gordura, assim como estrutura hidrofílica, que possui capacidade de interação com a água.

Deste modo, a molécula realiza um processo de mistura entre água e gordura, permitindo a limpeza da superfície.

Ademais, outro importante papel que o detergente desempenha, é ser eficaz para a realização dos processos de higienização das mãos, uma vez que o mesmo é capaz de eliminar vírus, bactérias e microorganismos presentes os quais podem estar presentes em nossas mãos. Assim, lavar as mãos com sabão é de grande importância visando manter a saúde e o controle de doenças.

uso de detergente para limpeza

Detergente sendo utilizado no processo de limpeza, direto na esponja.

Tipos de limpadores: Quais são?

Em se tratando dos limpadores, eles são produtos químicos de limpeza que também estão presentes nas listas de material de limpeza de residências e empresas. Podem ser apresentados em duas versões:

Limpadores Gerais: Capazes de remover quase que em sua totalidade, todo tipo de sujeira, sem que haja uma predominância de algum tipo. Sua fórmula contém ao menos um ingrediente ativo para cada tipo de sujidade importante que se propõe a limpar.

Limpadores seletivos: Produtos químicos de limpeza indicados para ambientes ou superfícies onde há uma predominância de algum tipo de sujeira. Sendo assim, ele possui em suas formulações, produtos mais específicos para a sujeira predominante. Como exemplo, recomendado para ambientes como: Oficinas mecânicas e cozinhas industriais, cujo a predominância das sujidades é de graxa e gorduras. Substâncias essas que requerem um tipo especifico de produto químico para atuar sobre as mesmas.

Sendo assim, entender sobre os processos químicos de limpeza e como eles reagem nas ações de higienização, é um importante papel visando saúde, qualidade e bem estar. Além disso, o resultado final de um processo de limpeza e desinfecção está diretamente correlacionado aos tipos de produtos químicos utilizados bem como sua eficiência e qualidade que garantem a satisfação final.

Quer conhecer mais sobre o tema? Acesse nosso artigo sobre toda linha de material de limpeza.

Este artigo foi revisado em: 11/10/2021

O post Produtos Químicos de Limpeza: Como eles funcionam ? apareceu primeiro em Hygibras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário