Qual a importância de realizar a Higienização das mãos corretamente?
As mãos são as principais vias de contaminações e transmissões de doenças e vírus nos tempos atuais, pois estamos em constante contato com objetos, superfícies e pessoas contaminadas. Dessa forma, é indispensável a importância de ter a consciência dos processos corretos da higienização das mãos ou lavagem correta das mãos
Tendo isso em mente, é possível entender que a maneira mais eficiente de controlar e exterminar a propagação dessas doenças é através da higienização correta das mãos. Essa prática quando aplicada no dia a dia proporciona benefícios e evita que os males se procriem no ambiente, seja no trabalho ou em casa.
Contudo, muitas pessoas ainda não praticam a limpeza das mãos corretamente e existem diversos motivos acerca disso:
- Baixa qualidade do sabão;
- Uso inadequado do dispenser e saboneteira;
- Falta de conhecimento sobre os riscos de não se realizar a lavagem correta das mãos
Por isso, com o intuito de lhe orientar sobre as melhores dicas de como fazer a higienização das mãos de maneira eficiente e segura, além também de guiar seu conhecimento sobre porque a prática da mesma pode melhorar a saúde de indivíduos. Vamos lá? Acompanhe a leitura e se preferir você pode navegar entre os tópicos.
O que é a Higienização das mãos?
A higienização das mãos nada mais é que a ação mecânica faz ocorrer o processo de desinfecção e limpeza, através do uso de água e sabão. Além também da adoção de formulações antissépticas, como o álcool, que visam complementar a eficácia da higiene.
Nesse processo de higienização, a lavagem correta das mãos é uma ação que possui um papel importante, proporcionando a remoção das sujidades que se alojam em baixo das unhas e dobras dos dedos, como por exemplo a oleosidade, suor, pelos, células que descamam de nossa pele e microrganismos diversos que em contato com algum objeto e superfície ocasiona a contaminação cruzada.
Ah, caso você prefira também pode consumir esse conteúdo em formato de podcast.
Confira nesse vídeo uma dica de nosso especialista sobre a frequência ideal da lavagem de mãos
Em suma, essa prática é a forma mais simples, eficaz e importante para a prevenção e controle de infecções e bactérias. Portanto, deve ser praticada em todos os ambientes que frequentamos, visto que, é ela quem garante o afastamento de possíveis doenças que possam vir a estar presentes em nossas mãos.
Receba esse artigo em seu email em formato de PDF para ler quando quiser:
[contact-form-7]No caso de ambientes e setores destinados a saúde, a higienização das mãos se torna um processo primordial, sobretudo, no que tange a redução da propagação de bactérias nocivas que possam vir a desencadear doenças.
Quais os 4 métodos de higienização mais realizados?
Se tratando da higienização das mãos de uma forma realmente eficaz, existem quatro tipos métodos que podem ser aplicados. Cada uma é destinada para um determinado ambiente e/ou situação.
1 – Higienização simples das mãos
Este método deve ter duração entre 40 a 60 segundos para que de fato sua eficácia seja atingida. Para isso, utilizamos apenas água corrente e sabão (líquido e/ou espuma) e realizamos a lavagem correta das mãos.
Deve ser adotado antes e após algumas atividades que fazem parte do nosso cotidiano, como: Utilização do banheiro, antes de realizar refeições, entre outras situações e/ou ambientes aos quais frequentamos.
2 – Higienização antisséptica das mãos
Este método de higienização é realizado seguindo os mesmos passos acima, entretanto, substituímos o sabão comum, por um produto antisséptico.
Este tipo de lavagem das mãos, por utilizar uma fórmula antisséptica, garante uma limpeza mais eficiente, sendo recomendado para profissionais que atuam nos setores de saúde ou food service.
Dentro desses segmentos citados, os ambientes onde o uso do sabonete antisséptico é comumente utilizado são hospitais, clínicas, laboratórios, clínicas veterinárias, restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais, entre outros, onde se faz necessário um cuidado extra com a higienização das mãos.
3 – Higienização por fricção antisséptica
A fricção antisséptica refere-se ao uso do álcool gel ou espuma, preferencialmente de teor 70%. É a alternativa mais indicada para realizar a higienização das mãos quando não é possível o uso de água e sabonetes.
Com isso, quando é realizada de maneira correta e com o uso de produtos de qualidade, a sua taxa de eficácia corresponde a eliminação de até 99% das bactérias que possam vir a estar presentes em nossas mãos.
Esse método pode ser efetuado por qualquer indivíduo sem exceção de ambiente ou situação e seu processo deve durar cerca de 20 a 30 segundos.
4 – Higienização antisséptica cirúrgica ou preparo pré-operatório
A higienização das mãos pré-operatórias é utilizada em hospitais e clínicas, em momentos antes de cirurgias e procedimentos hospitalares.
Este procedimento deve seguir algumas regras, como por exemplo evitar contato com a torneira ao final da lavagem, fazer o uso de toalhas descartáveis ou compressas estéreis para a secagem das mãos e braço.
Sendo assim, o uso do produto em dispensadores, se torna um facilitador, oferecendo maior praticidade e segurança ao indivíduo.
É válido ressaltar que esse processo deve ter uma duração em cerca de 5 minutos.
Orientação da higiene das mãos pré-cirúrgico.
Atualmente, estão disponíveis nos mercados e distribuidoras de produtos químicos, insumos e soluções alcoólicas para higiene das mãos, que substituem os sistemas mais antigos, como a escovação pré cirúrgica.
Por fim, a OMS estipulou 5 momentos para que esse tipo de higienização fosse realizado:
- Antes de realizar qualquer ação de toque no paciente;
- Antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
- Pós risco de exposição a fluidos corporais;
- Após realizar qualquer ação de toque no paciente;
- Após contato com superfícies próximas ao paciente.
Conclusão
A higienização correta das mãos é uma prática essencial e necessária, sobretudo, no que tange o cuidado á nossa saúde e bem estar. Afinal, este simples procedimento é capaz de eliminar bactérias, mitigar a proliferação de doenças e garantir a qualidade de vida e saúde.
Sendo assim, a higienização das mãos deve ser uma prática realizada constantemente, afim de afastar possíveis doenças e garantir a saúde e bem estar de todos.
Para isso, conte com as soluções de limpeza profissional da Hygibras, que é especialista em produtos destinados para esse tipo de demanda.
Referências:
O post Higienização das Mãos: Aprenda a fazer corretamente! apareceu primeiro em Hygibras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário