quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Cloro e Água Sanitária: Quais os riscos para a saúde?

O Cloro e a Água Sanitária são prejudiciais?

Utilizados na maioria dos processos de limpeza, principalmente os domésticos, a água sanitária e o cloro são produtos químicos com alto teor de Hipoclorito de sódio, cujo objetivo é eliminar microrganismos vivos, tais como bactérias e vírus, resultando na desinfecção de ambientes, superfícies e até mesmo roupas. Apesar das similaridades entre esses dois produtos, existem características que os fazem ser destinados para limpezas especificas.

O cloro tem como principal função o tratamento de água, evitando a proliferação de bactérias e vírus que possam contaminá-la. Além disso, esse produto age eliminando manchas de mofo, gordura e limo de pisos e paredes.

cloro

É recomendado utilizar o cloro e água sanitária com EPI`s.

A água sanitária tem como função o branqueamento de superfícies e roupas. Também apresenta um alto poder germicida, que a torna ideal para a lavagem de vegetais e limpeza de banheiros.

Mas afinal, esse produtos podem causar riscos a saúde? A resposta é sim. Em casos em que são manuseados sem proteção de EPI`s, ou até mesmo quando são misturados com outros produtos químicos, são extremamente prejudiciais e desencadeiam diversos danos.

Por isso, preparamos esse artigo com o objetivo de lhe orientar sobre os riscos, precauções e novas soluções de limpeza. Acompanhe a leitura e se desejar, ouça esse conteúdo em formato de podcast.

Quais são os riscos do cloro e água sanitária?

Um estudo realizado na Holanda, Finlândia e Espanha com mais de 9000 crianças apontou que o uso recorrente da água sanitária, ao menos uma vez por semana, pode desencadear o aumento de diversas doenças respiratórias, como: Gripe (20% à mais), Amigdalite (35% à mais), Sinusite, Bronquite e Pneumonia.

Segundo o estudo, a inalação da água sanitária causa esses danos por expor os pulmões, deixá-los mais suscetíveis à entrada de vírus e bactérias, causando o desgaste das células que revestem os pulmões.

água sanitáriaDessa maneira, é extremamente importante o máximo de cuidado durante sua utilização de ambos os produtos, devendo sempre fazer uso de EPIs: Luvas impermeáveis, máscaras e óculos de proteção.

Além disso, é indispensável manter o ambiente amplamente arejado, e os produtos devidamente guardados em locais seguros e altos para evitar que crianças e animais tenham acesso.

Por que é perigoso misturar cloro e a água sanitária com outros produtos?

Há quem acredita que misturar a água sanitária com outros produtos resulta em um melhor resultado na limpeza e desinfecção.

Contudo, essa ação de misturar produtos é altamente contraindicado. Segundo o Conselho de Qualidade Ambiental dos EUA: “o risco do câncer entre as pessoas que utilizam água clorada é 93% maior do que entre aquelas cuja água não contem cloro “.

Isso nos mostra que somando o cloro ou água sanitária com outro componente químico, mesmo os naturais, são criados subprodutos nocivos à saúde, ampliando os danos e chances de outras doenças, além do câncer.

Conheça os produtos químicos que jamais devem ser misturados com a água sanitária:

  1. Desinfetante: A mistura do cloro da água sanitária com a amônia do desinfetante gera um subproduto denominado cloraminas. Essas substâncias, quando inaladas, podem causar alergias, intoxicações e queimaduras.
  2. Detergente: O detergente pode conter amônia na sua composição, levando também a formação das cloraminas, que prejudicam as vias respiratórias.
  3. Vinagre: Quando misturado, a água sanitária libera imediatamente gás clor, mesmo em pequenas quantidades ele pode desencadear uma crise de tosse devido a irritação das vias respiratórias. Além de causar graves problemas respiratórios, como falta de ar e ardência nos olhos.
água sanitária

A falta de ar é um dos riscos do uso do cloro e da água sanitária.

Quais produtos podem substituir a água sanitária na limpeza?

Nos dias de hoje há várias alternativas saudáveis que garantem uma eficiência e qualidade ainda maior nos processos de limpeza do que a água sanitária e o cloro, os desinfetantes de uso gerais são um exemplo.

Eles são responsáveis por garantir uma boa qualidade durante a realização dos processos de higienização e desinfecção do ambientes, além de serem alternativas mais seguras. Entretanto, é imprescindível lembrar que todo e qualquer produto de limpeza, deve ser manuseado com devida atenção, visto que o uso inadequado dos mesmos, também poderão trazer malefícios não somente na qualidade da limpeza, mas sobretudo, a nossa saúde.

A busca de orientação, é um grande aliado, tendo em vista que hoje, distribuidoras de produtos de limpeza, contam com treinamentos adequados, ministrados por profissionais que dominam as técnicas e processos na prestação dos serviços de limpeza.

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre cloro e água sanitária presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociaisnos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de produtos de limpeza profissional.

Até a próxima semana!

Leia também nosso artigo sobre Ficha FISPQ.

Quais os perigos do cloro e da água sanitária para a saúde?

Preencha o seu nome e email e receba o conteúdo em formato de [PDF]

[contact-form-7] Artigo atualizado em 08 de setembro de 2021

O post Cloro e Água Sanitária: Quais os riscos para a saúde? apareceu primeiro em Hygibras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário