Máquina de limpeza e suas vantagens para as empresas.
Tecnologia e inovação são palavras diretamente relacionadas ao período atual. Termos como “inteligência artificial”, “internet das coisas (IoT)”, “indústria 4.0”, entre outras, já fazem parte do nosso cotidiano, sendo realidade para muitas pessoas. E, diante de tantos avanços, os processos de higiene também ganham novos métodos e roupagens, com a mecanização da limpeza proporcionada pelas novas opções de máquina de limpeza.
Então, se você quer conhecer as opções de mecanização da limpeza, ele está no lugar certo. Entre em contato com a gente. Mas, se quiser saber mais da limpeza profissional e do que a mecanização fez pela limpeza, continue a leitura deste artigo que preparamos e entenda melhor a jornada da limpeza profissional.
Sumário
- A evolução tecnológica e as formas de limpeza.
- O que é mecanização da limpeza?
- O que significa limpeza mecânica?
- Quais as vantagens da mecanização da limpeza
- Como realizar uma limpeza mecânica de pisos?
- Ferramentas de limpeza X máquina de limpeza: qual a diferença?
- Como utilizar uma máquina de limpeza de chão?
- Como utilizar máquina limpeza sofá?
- A limpeza mecanizada rende mais?
- Qual o rendimento da higienização feita com máquina de limpeza em grandes ambientes?
- Números da produtividade da limpeza profissional.
A evolução tecnológica e as formas de limpeza.
Diante das evoluções todas que abarcam muitas áreas das nossas vidas, os modos de se realizar uma limpeza também têm evoluído. Do espanador ao aspirador de pó, muitos séculos se passaram e, hoje, a limpeza pode ser feita por meio de enceradeiras industriais, lavadoras, varredeira profissional, e máquinas, como máquinas de limpeza a vapor, máquinas de lavar sofá, máquinas de lavar chão, máquinas de higienização, entre outras.
Além da mecanização da limpeza, temos, hoje em dia, os sistemas inteligentes que colaboram para a economia e eficiência dos procedimentos de limpeza. Entre eles, podemos destacar os sistemas de dosagem, como da Linha Fácil, da Oleak; os sistemas de produtos concentrados e hiperconcentrados, que geram economia e melhor aproveitamento dos insumos; e as descobertas relacionadas aos princípios ativos, como o PHMB e o quaternário de amônia combinados, presentes em nossos produtos da Linha Optigerm, que colaboram na proteção da saúde dos profissionais e pacientes dos sistemas de saúde (soluções específicas para hospitais, clínicas, consultórios, etc).
+ SAIBA MAIS: PHMB: Qual sua ação e como funciona na limpeza?
Outras ferramentas tecnológicas que também têm surgido para beneficiar os procedimentos de limpeza estão relacionadas à gestão dos materiais de limpeza, como os sistemas de pedidos, que ajudam no momento da compra dos itens, a realizar o pedido com todos os itens necessários e a controlar as despesas. Um desses sistemas é o Mylimp que serve para automatizar todo o processo de gestão de suprimentos corporativos indiretos, como o caso dos produtos, ferramentas e artigos de limpeza. Trata-se de um programa totalmente online, inteligente e que pode ser customizado de acordo com cada empresa.
O que é mecanização da limpeza?
A mecanização da limpeza é o uso de máquinas, sistemas e programas para execução dos procedimentos com mais segurança, agilidade, eficiência e praticidade, especialmente, em ambientes grandes, como shoppings centers, hospitais e prédios comerciais.
Dessa maneira, a mecanização da limpeza inclui o uso de máquinas como enceradeiras, mop, máquinas de lavar, além de softwares, programas e sistemas de gestão como citamos anteriormente.
Sendo assim, ao mecanizar o processo de limpeza, é possível ter uma melhor organização da limpeza em ambientes de trabalho, programando e realizando tarefas simultâneas, otimizando o tempo, e reduzindo o consumo de água e de produtos.
O que significa limpeza mecânica?
A limpeza mecânica é uma técnica de limpeza na qual se utiliza força física para remover sujeira, poeira, detritos e outros resíduos de superfícies e equipamentos.
Sendo assim, a limpeza mecânica pode ser feita lançando mão de ferramentas manuais, como vassouras, escovas, esfregões e aspiradores de pó, ou máquinas de limpeza especializadas, como lavadoras de piso, varredeiras, polidoras e hidrojateadoras.
Desse modo, podemos entender que a limpeza mecânica inclui a limpeza mecanizada, já que sua prática engloba o uso de máquinas, além dos artigos manuais. A integração dessas práticas também se consolida por meio do Ciclo Sinner, uma teoria que demonstra quais são os principais agentes da limpeza, seja ela profissional ou caseira, e atribui percentuais de atuação e equilíbrio entre tais agentes.
O Ciclo de Sinner é composto por 4 agentes que são: a ação química, a temperatura, o tempo de ação e a resistência mecânica. Todos agem sobre objetos definidos como “sujeira” e fazem parte de uma receita de limpeza, que definimos como “processo”.
+ LEIA MAIS: O Ciclo Sinner: O que é e qual sua importância para o material de limpeza?
Quais as vantagens da mecanização da limpeza?
Por fim, encerramos este material sobre máquinas de limpeza e mecanização da limpeza, destacando as principais vantagens do uso das novas tecnologias para aprimorar os serviços e oferecer mais qualidade e economia no dia a dia das empresas, hospitais, indústrias e áreas comerciais.
Maior eficiência:
A mecanização da limpeza permite que os trabalhos de limpeza sejam realizados com muito mais eficiência e rapidez do que seria possível com métodos manuais. As máquinas e equipamentos são projetados para limpar grandes áreas rapidamente, o que significa que o trabalho de limpeza pode ser concluído em menos tempo.
Além disso, muitos equipamentos mecanizados de limpeza são projetados para limpar com mais precisão e profundidade, superando as possibilidades dos métodos manuais e resultando em uma limpeza mais eficiente e efetiva.
Melhoria da qualidade:
Como dissemos anteriormente, a mecanização da limpeza também pode levar a uma melhoria na qualidade da limpeza, já que as máquinas e equipamentos são projetados para fornecer uma limpeza mais profunda e eficiente.
O resultado é uma superfície mais limpa e brilhante. Além disso, a mecanização permite que a limpeza seja realizada de forma mais uniforme, possibilitando que todas as áreas sejam limpas de forma consistente e efetiva.
Redução de custos:
Sem dúvidas uma das principais vantagens da mecanização da limpeza está na redução de custos. A utilização de equipamentos mecanizados pode resultar em uma redução significativa de custos.
Isso porque a mecanização permite que os trabalhos de limpeza sejam realizados com mais rapidez e eficiência, reduzindo os gastos com consumo de água e produtos.
Além disso, a utilização de equipamentos mecanizados pode resultar em uma redução nos custos de mão de obra, uma vez que menos pessoas serão necessárias para realizar o trabalho.
Maior segurança:
Outro fator muito importante da mecanização da limpeza é a maior segurança que ela pode proporcionar ao trabalhador. Muitos equipamentos mecanizados são projetados para serem mais seguros do que os métodos manuais, reduzindo a exposição dos profissionais aos riscos de lesão.
Neste sentido, a mecanização da limpeza colabora para reduzir o risco de acidentes em ambientes de trabalho, preservando a saúde humana e evitando, assim, afastamentos por lesão.
Melhoria da saúde:
Por último, mas não menos importante, a mecanização da limpeza também pode contribuir para uma melhoria na saúde dos profissionais e dos usuários dos ambientes limpos. A limpeza mecanizada atua de forma mais eficiente e profunda, permitindo que as superfícies fiquem mais limpas e livres de bactérias e germes.
Vale destacar também que a utilização de equipamentos mecanizados de limpeza pode resultar em uma redução na exposição da equipe a produtos químicos tóxicos, protegendo, assim, a saúde dos profissionais de limpeza.
Como realizar uma limpeza mecânica de pisos?
Seguindo então com a mecanização da limpeza, vamos falar, agora, da limpeza mecanizada de pisos. Este é um processo de limpeza que utiliza equipamentos e maquinários para remover a sujeira e detritos de superfícies de pisos.
Por isso, atualmente, é um método amplamente utilizado em grandes espaços, como escritórios, hospitais, escolas, indústrias, shopping centers e outros locais comerciais que precisam manter a limpeza e a higiene em padrões de alta qualidade.
+ SAIBA MAIS: Como escolher um bom produto limpa piso encardido?
Ferramentas de limpeza X máquina de limpeza: qual a diferença?
Aqui, vale destacar que há diferenças entre ferramentas de limpeza e máquinas de limpeza. Ferramentas podemos entender como itens operados de forma manual, como carrinhos, borrifadores, cestos e os chamados mop, que substituem os rodos. Ou seja, são artigos que precisam da ação humana para executarem a função. Não são automáticos, podemos dizer.
Já as máquinas de limpeza podem ser operadas, em alguns casos, à distância, ou programadas para atuar durante um determinado período. São equipamentos automatizados, como por exemplo:
- lavadora de alta pressão
- lavadora automática de piso
- enceradeira industrial
- aspirador industrial
- polidora de piso
- máquina de limpar sofá
- máquinas de limpeza a vapor
- extratora de estofado.
Como utilizar uma máquina de limpeza de chão?
Vamos explicar um pouco sobre alguns desses maquinários modernos que podem tornar a limpeza profissional mais eficaz e econômica. A primeira delas é a máquina de lavar chão, também conhecida como lavadora de piso, que é um equipamento utilizado para limpeza de grandes áreas de pisos, como os presentes em indústrias, shoppings, supermercados e escolas.
Em geral, estas máquinas utilizam água e produtos de limpeza para lavar o chão e, em seguida, sugam a água suja com um sistema de aspiração, deixando o piso limpo e seco. Além disso, elas possuem escovas rotativas que esfregam o piso e removem a sujeira de forma eficiente e rápida.
Por isso, em muitos casos, as máquinas de lavar chão são uma alternativa mais eficiente e prática do que a limpeza manual, especialmente, em áreas com grande circulação de pessoas ou com equipamentos pesados, nas quais a limpeza manual pode ser difícil e demandar muito tempo.
Como utilizar máquina limpeza sofá?
Em segundo, temos a máquina de limpar sofá, que é um equipamento projetado especificamente para a limpeza profunda de estofados e sofás de residências, empresas e automóveis. Elas são especialmente capazes de remover manchas e sujeiras profundas que não podem ser eliminadas com a limpeza manual tradicional.
Dessa maneira, ela, geralmente, utiliza um sistema de sucção e umidade para remover a sujeira e os resíduos sobre os tecidos que são usados como revestimentos.
Para essa função, essas máquinas contam com uma série de escovas e bicos de limpeza que são projetados para alcançar áreas difíceis e garantir que a sujeira seja completamente removida do tecido.
Há ainda alguns modelos de máquinas de limpar sofá que também possuem recursos adicionais, como a vaporização, que ajudam a matar bactérias e ácaros, deixando o estofado livre de microrganismos prejudiciais à saúde.
A limpeza mecanizada rende mais?
Diante do uso das máquinas, podemos compreender que existem diferenças significativas de produtividade entre os processos de limpeza, como lavar pisos com enceradeiras versus máquinas automáticas de lavar piso, ou mop pó versus vassoura e mop água versus pano de chão e rodo.
No caso de lavar pisos, a lavagem com enceradeira é um processo mais demorado e trabalhoso, já que é necessário aplicar o produto de limpeza, esfregar o piso e depois remover a sujeira com um pano úmido. Com o uso da máquina automática de lavar piso, a tarefa fica mais rápida e eficiente, pois aplica-se o produto de limpeza, esfrega-se o piso e remove-se a sujeira em um único processo, o que resulta em uma limpeza mais profunda em menos tempo.
Quando comparamos o mop pó com a vassoura, o mop pó tem uma produtividade maior, pois possui um sistema de captura de poeira mais eficiente, evitando que a poeira se espalhe pelo ar e retendo-a na própria fibra do mop. Além disso, o mop pó pode ser utilizado em superfícies úmidas e secas, tornando-o uma opção mais versátil.
Já o mop água versus pano de chão e rodo, a produtividade do mop água é maior, pois permite uma limpeza mais eficiente em um único processo. Com o mop água, é possível aplicar o produto de limpeza e remover a sujeira em um único passo, enquanto com o pano de chão e rodo é necessário aplicar o produto de limpeza, esfregar o chão e depois remover a sujeira com o rodo e um pano úmido.
Qual o rendimento da higienização feita com máquina de limpeza em grandes ambientes?
Quando falamos em grandes áreas, é fundamental entender como a limpeza mecanizada pode favorecer o trabalho das equipes.
Então, em relação a medidas de rendimento de limpeza por metro quadrado, é possível estabelecer padrões com base na produtividade média de cada processo de limpeza.
Assim, como um exemplo, é possível estimar que um operador de enceradeira seja capaz de lavar cerca de 60 metros quadrados por hora, enquanto um operador de máquina automática de lavar piso pode limpar até 300 metros quadrados por hora.
Já no caso do mop pó, é possível limpar em média de 100 a 150 metros quadrados por hora, enquanto com o mop água pode-se limpar de 80 a 120 metros quadrados por hora.
No entanto, vejam só, é importante ressaltar que a produtividade de cada processo de limpeza pode variar de acordo com fatores dos mais diversos, como o tipo de superfície a ser limpa, o tipo de sujidade, o tamanho da área, o produto utilizado, entre outros.
Sendo assim, é essencial avaliar as características específicas de cada situação para determinar qual o melhor processo de limpeza a ser utilizado em cada caso. Além, é claro, de contar com o entendimento humano e a capacidade de análise dos responsáveis pela limpeza para planejar e colocar em execução a solução mais inteligente.
Números da produtividade da limpeza profissional:
Para nos ajudar a entender melhor a importância da limpeza e do uso de máquinas e soluções inovadoras para o dia a dia dos procedimentos, compartilhamos aqui números relacionados à produtividade da limpeza profissional.
Segundo um estudo da ISSA (International Sanitary Supply Association), usar um esfregão e um balde para limpar um piso de 929 metros quadrados pode levar cerca de 111 minutos – ou seja – quase duas horas. No entanto, usar uma lavadora de mão pode reduzir esse tempo para apenas 36 minutos.
Este mesmo estudo mostra que usar um aspirador de mochila para limpar 929 metros quadrados de carpete pode levar cerca de 88 minutos, enquanto que usar um aspirador vertical pode reduzir este tempo para cerca de 25 minutos.
Neste mesmo sentido, um estudo do Cleaning Management Institute descobriu que o uso de esfregão de microfibra pode reduzir o tempo de limpeza em até 30% em comparação com os esfregões de algodão tradicionais.
Já uma pesquisa da Facility Executive descobriu que o uso de equipamentos de limpeza automatizados, como limpadores robóticos, pode reduzir os custos de mão de obra em até 50%.
De acordo com um relatório da Kärcher, o uso de uma lavadora de alta pressão para tarefas de limpeza externa pode ser até 80% mais eficiente do que os métodos de limpeza manual.
Em suma, o uso de máquinas e ferramentas de limpeza especializadas pode aumentar significativamente a produtividade da limpeza, além de melhorar a qualidade e a consistência dos resultados da limpeza.
Mas vale ressaltar que o papel dos profissionais de limpeza é fundamental para se analisar as necessidades, conhecer as possibilidades e colocar em práticas as melhores oportunidades, certo?
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Se você gostou das informações sobre mecanização da limpeza com máquina de limpeza presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.
Até o próximo!
Fontes:
- Identidade Cultural e Expressões Regionais – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
- Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Cosmetologia e Estética – Universidade do Vale do Itajaí
Visto primeiro em: Higiclear
O post Máquina de limpeza e seus benefícios. apareceu primeiro em Hygibras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário