O que é a limpeza pós obra?
Os processos de construções de uma obra ou reforma geralmente são longos e trabalhosos, no final ainda sobram os respingos de tinta, resíduos de cimentos, entulhos e resquícios de poeira invisíveis, que são prejudiciais à saúde. Utilizar técnicas de higienização e produtos de limpeza pós obra para manter o ambiente limpo é indispensável nesses casos.
E, ainda que seja realizada uma limpeza prévia para remoção de manchas e demais materiais em um ambiente que acabou de ser reformado ou construído, a limpeza de obra é mais do que apenas uma questão visual.
Com a limpeza pós obra é possível preparar o ambiente para uso, removendo resíduos, sujeira, detritos e outros materiais deixados para trás durante o processo de construção ou reforma. Esta limpeza visa criar um ambiente limpo, seguro e habitável. Também tem como objetivo exaltar a qualidade dos serviços realizados e ainda facilitar a identificação de defeitos que podem surgir durante a obra, como um piso trincado ou problemas na pintura.
Dessa maneira, esse tipo de limpeza se torna uma grande e importante aliada na etapa final de projetos de projetos de construção, proporcionando organização, bem-estar e saúde a todos que estão presentes no ambiente reformado.
Pensando nisso, preparamos esse artigo completo com dicas e sugestões profissionais sobre limpeza pós obras, que te auxiliarão nos cuidados que devem ser tomados ao realiza-la e os produtos mais recomendados.
Acompanhe a leitura, e se desejar você também pode ouvir esse conteúdo em formato de áudio.
Quando é importante realizar a limpeza no pós obra?
A limpeza pós obra deve ser realizada após a finalização de uma obra, reforma ou construção, antes da ocupação dos móveis ou uso do espaço renovado. Essa é uma etapa importante para garantir que o ambiente esteja limpo, seguro e livre de resíduos antes que as pessoas comecem a utilizá-lo.
A limpeza pós obra deve ser detalhada e incluir a remoção de resíduos, poeira, manchas de tinta e outros detritos resultantes da construção. Dependendo da escala da obra, pode ser necessário o uso de equipamentos de limpeza profissionais e produtos específicos para garantir que o espaço fique limpo e seguro. Com isso, é necessário seguir as melhores práticas de limpeza para assegurar que o ambiente esteja pronto para ser usado de forma adequada e segura.
É importante ressaltar também que a limpeza de obra pode ser feita toda vez que ocorrer algum processo que envolva troca de pisos, azulejos, armários e louças, pintura de paredes e instalações de maquinário.
LEIA+: Dicas de como comprar material de limpeza.
Quais os benefícios da limpeza para o pós obra ?
A limpeza pós obra proporciona muitas vantagens para os ambientes que foram submetidos a uma construção, reforma ou obra. Dentre os benefícios, podemos destacar:
- Ambiente Limpo e Seguro: A limpeza pós obra retira poeira, resíduos de construção, detritos e outros materiais indesejados, tornando o espaço limpo e seguro. Isso reduz os riscos de acidentes, como escorregões e quedas, que podem ocorrer devido a superfícies escorregadias ou objetos deixados para trás.
- Saúde e Bem-Estar: A eliminação da poeira fina e de resíduos químicos durante a limpeza pós obra amplia a qualidade do ar, reduzindo problemas respiratórios e alergias, contribuindo para o bem-estar das pessoas que irão utilizar o espaço.
- Valorização do Imóvel: A limpeza pós obra valoriza o imóvel, tornando-o mais atraente. Um espaço limpo e bem conservado é mais ainda mais valorizado.
- Identificação de Defeitos: Durante a limpeza pós obra, é possível identificar defeitos ou problemas que podem ter surgido durante o processo de construção ou reforma, como rachaduras no piso, problemas na pintura ou instalações defeituosas. Isso permite que esses problemas sejam corrigidos antes que se tornem mais graves.
- Facilita a Decoração e Mobília: A limpeza pós obra prepara o espaço para a instalação de mobília, decoração e equipamentos, garantindo que esses itens não fiquem sujos ou danificados após a conclusão da obra.
- Conformidade com Regulamentos: Em muitos casos, a limpeza pós obra é uma etapa necessária para cumprir regulamentos locais ou inspeções obrigatórias, garantindo que a obra esteja de acordo com as normas de segurança e higiene.
- Redução de Custos Futuros: A identificação precoce de problemas durante a limpeza pós obra evita custos mais elevados de reparos no futuro, pois permite que os problemas sejam abordados antes que se agravem.
Quais cuidados devem ser tomados ao realizar a limpeza?
Esse tipo de limpeza exige alguns cuidados, já que envolve o uso de produtos químicos e o deslocamento de restos de materiais pesados, como tijolos, telhas, metais e louças, que podem ferir a pele, as mãos e os pés.
Com isso, é importante que a equipe de limpeza faça o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Dentre eles, os principais itens são as luvas, óculos, máscaras e calçados de borracha.
Outro ponto importante é o cuidado com os móveis presentes no ambiente, sendo necessário proteger com uma lona ou pano os equipamentos e móveis que não podem ser retirados do local, com o objetivo de preservar suas superfícies de quaisquer danos.
Também é necessário antes de iniciar a limpeza do local, entender quais produtos serão necessários para limpar cada área e sujidade especifica. O uso de produtos de limpeza e acessórios que possuem certificados emitidos pela Anvisa é o mais recomendado.
A faxina e a limpeza para o pós obra podem ser consideradas o mesmo?
A resposta é não, a faxina não é a mesma coisa que a limpeza pós obra.
As duas possuem particularidades especificas, por exemplo, a limpeza pós obra é muito mais específica e requer materiais, equipamentos especializados para uma limpeza eficiente e uma equipe de profissionais muito bem treinados para ser realizada com eficácia.
LEIA+: Vantagens dos equipamentos de limpeza.
Já a faxina é uma limpeza mais voltada a ambientes domésticas ou até mesmo empresariais, não sendo capaz de remover todos os resíduos que sobram de uma obra, como o cimento, gesso e tintas.
Por que é importante realizar uma vistoria depois dessa limpeza?
Ao concluir uma obra e limpeza necessária é importante realizar uma vistoria, para que as condições e termos pré-estabelecidos entre o contratante e contratados estejam de acordo com o combinado.
Com isso, existe uma norma de desempenho da ABNT – a NBR 15575:2013, que diz “profissionais responsáveis pela limpeza devem ser estimulados para detectar problemas, principalmente aqueles ligados ao desempenho térmico e acústico.”
Dessa maneira, quando a limpeza pós obra é realizada por uma equipe de profissionais experientes e treinados, é capaz de prevenir avarias causadas pelo uso incorreto de produtos químicos ou de equipamentos utilizados na obra.
SAIBA+: Ficha de desempenho ABNT NBR15575:2013.
Como realizar e quais os produtos para essa limpeza são recomendados?
Para evitar complicações na limpeza pós obra, é necessário entender por onde começar, os produtos de limpeza pós obra a serem utilizados, os que cuidados a serem tomados e os métodos que garantem o sucesso da limpeza. Com isso em mente, separamos 6 dicas exclusivas para te ajudar na missão de realizar sua limpeza pós obra:
1.Preparação do ambiente
No início da limpeza, é importante identificar no ambiente as sujidades a serem removidas e as superfícies que serão limpas. Após esse passo, é necessário definir e separar os produtos de limpeza pós obra e acessórios que serão usados.
Assim, é hora de começar a “limpeza grossa” para retirar os restos de lixo e também dos materiais e entulhos que sobraram da construção para realizar o descarte do modo correto.
2.Remoção de poeira
A poeira é uma das sujidades mais presentes em uma obra. Mas a remoção dela na limpeza pós obra é bem simples, basta utilizar panos no chão e nas paredes com uma solução de água e sabão. O uso de um aspirador também é super recomendado para facilitar o processo.
3.Lavagem do ambiente
Após a preparação da limpeza, bem como a remoção da poeira, é sugerido realizar uma lavagem geral dos ambientes com produtos de limpeza profissionais como o Garra Oxiativo, escovas, discos e fibras, enceradeira industrial, lavadora de pressão, entre outros produtos.
+CONHEÇA: Detergente desinfetante Garra Oxiativo.
4.Limpeza dos pisos
A limpeza dos pisos é um ponto que requer muita atenção na limpeza pós obra, pois são muito fáceis de serem riscados ou danificados. Contar com uma equipe de limpeza que utiliza as técnicas certas e saiba fazer o uso dos produtos é fundamental nessa etapa.
Para a limpeza de porcelanatos, por exemplo, podemos utilizar limpadores e produtos de limpeza para porcelanato, como o Garra Oxiativo ou Limpador Shock, diluídos em água e fibras macias para esfregar as superfícies.
Não é indicado o uso substâncias ácidas indiscriminadamente, e nem tão pouco discos e fibras com alto teor de abrasividade, caso contrário é possível danificar as superfícies.
Para pisos, paredes e móveis de madeira, é indicado fazer uma limpeza prévia. É imprescindível, como em toda limpeza, tirar todo o pó das superfícies. No caso das madeiras, se possível, tratá-las com produtos impermeabilizantes.
Caso haja necessidade de uma limpeza mais profunda em pisos frios e de superfícies laváveis, é preciso fazer o uso de produtos concentrados específicos profissionais, como o detergente limpador Shock que é um detergente limpador ácido. Esses produtos permitem remover sujeiras de origem inorgânica que estão fortemente presentes nas superfícies, que é o caso de cimento, argamassa, cal e outros.
+CONHEÇA: Detergente limpador Shock.
5.Vidros, Lustres e Espelhos
Diferente da remoção de poeira, a limpeza dos vidros pode ser um pouco mais complicada. Entretanto, ela pode ser facilitada quando utilizamos os produtos certos.
Desse modo, é importante fazer o uso de produtos de limpeza pós obra específicos que não deixam resíduos. Recomendamos o uso do Limpador multiuso geral Garra Oxiativo 5litros, além de limpar, ainda proporciona a restauração do brilho.
LEIA+: Como comprar produtos de limpeza profissionais?
Por último, vale lembrar que para a limpeza pós obra ser bem-sucedida, para cada tipo de piso, podem ser usados produtos para acabamento e proteção, como as ceras impermeabilizantes.
E que para realizar esse tipo de limpeza, é sempre necessário contar com produtos de limpeza profissionais de qualidade, fornecedores de confiança, profissionais capacitados e treinados para esse tipo de serviço.
Conclusão
Realizar uma boa limpeza pós obras é uma etapa crucial para garantir que um espaço renovado esteja pronto para ser usado com segurança, conforto e eficiência.
Esperamos que as dicas apresentadas nesse artigo sirvam como um guia para profissionais e empresas que buscam aprimorar suas técnicas de limpeza pós obras e garantir um ambiente limpo e organizado após os processos de construção ou reforma.
Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.
Se você gostou das informações sobre limpeza pós obras presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais sobre limpeza, nos siga nas plataformas de áudio de limpeza profissional e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.
LEIA+: Máquina de limpeza e seus benefícios.
Até o próximo!
O post Limpeza pós obra, veja 6 dicas para realizar a sua. apareceu primeiro em Hygibras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário